De olho na demanda por smartphones – e nas receitas com tráfego de dados – a Oi começa nesta segunda-feira, 25/4, um novo sistema de venda de aparelhos e planos de serviços. Na prática, ampliou de 10 para 15 parcelas o pagamento dos celulares e lançou planos de voz com 200 MB livres de download.
“Há uma forte demanda por smartphones e nosso objetivo é garantir que o custo do aparelho caiba no bolso do consumidor. Naturalmente que há o lado da receita de dados. A gente está dando 200 MB para navegar, mas depois que vicia não dá pra largar, então tem uma expectativa de ARPU [receita média por cliente] por trás”, explica a diretora de Marketing da Oi, Flávia Bittencourt.
O mote da campanha da Oi é de que não existe celular grátis e que as operadoras mais do que recuperam o valor dos aparelhos no custo permanente dos planos de serviço. A provocação da empresa ao mercado está na venda dos aparelhos independentemente dos planos. “Temos uma expectativa grande de trazer os consumidores ‘gordinhos’ da concorrência, os que falam muito e navegam muito”, diz a diretora da Oi.
A estratégia busca ser atraente para consumidores de renda menor pelo parcelamento em 15 vezes. Mas também mira nos mais ricos. “Há muitos clientes trazendo aparelhos de fora país e deixando só para comprar o chip aqui”, afirma Bittencourt. Até por isso, ela garante que a Oi está normalizando a entrega de iPhones nos pontos de vendas ligados à operadora. “Estamos fazendo entregas diárias”, completa.
Pelo menos dois estudos feitos por consultorias indicam o forte crescimento da venda de smartphones no Brasil – a alta foi de 279% no ano passado, quando foram vendidos 5 milhões desses aparelhos no país. Além disso, projeções já sugerem que esses equipamentos vão se tornar mais comuns do que os computadores ao longo da próxima década.
Site: Convergência Digital
Data: 25/04/2011
Hora: 16h24
Seção: Telecom
Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26019&sid=8