Fabricante coreana fecha acordo com ARM para ter acesso ao projeto do Cortex-A9 e do próximo Cortex-A15, que deverá operar em até 2,5 GHz.
A LG Electronics anunciou nesta terça-feira (26/4) o licenciamento dos futuros processadores gráficos e de aplicações da ARM, abrindo uma rota para que a fabricante coreana possa projetar chips e expandir sua presença no mercado de smartphones e tablets.
Atualmente a LG produz o smartphone Optimus 2 e o tablet Slate, ambos com o chip Tegra 2, da Nvidia, que inclui tecnologia da ARM. Um licenciamento do futuro processador Cortex-A15 da ARM daria à LG acesso a propriedade intelectual capaz de ajudá-la em projetos próprios de chips para smartphones e tablets.
Em comunicado, a LG não comentou planos específicos para o processador. Mas afirmou que a tecnologia do novo chip lhe permitirá “manter liderança” em áreas como smartphones e TVs digitais, bem como em outros aparelhos conectados à web.
No ano passado, a ARM anunciou seu projeto mais recente Cortex-A15, que equipará aparelhos móveis, PCs e servidores. O projeto do processador prevê velocidades de até 2,5 GHz e inclui até 16 núcleos na CPU. Um representante da ARM afirmou na semana passada que, para a empresa, os smartphones e os tablets deverão ser os primeiros a utilizar o processdor, que poderá começar a aparecer em produtos de prateleira até o fim de 2012.
A ARM projeta chips e os licencia a diversos fabricantes, como Samsung, Texas Instruments e Nvidia.
E não é só para fabricantes de hardware. Os desenvolvedores de software também estão licenciando tecnologias da ARM. Em julho de 2010 a Microsoft adquiriu uma licença para a arquitetura do microprocessador ARM, que forma a base dos processadores da marca. A Microsoft mostrou uma versão do Windows rodando em aparelhos com processadores ARM na Consumer Electronics Show do início de 2011.
A LG também afirmou ter assinado um acordo de licenciamento para o projeto do chip Cortex-A9 atualmente em produção, e que também é utilizado no processador Tegra 2 da Nvidia. A LG adquiriu ainda uma licença para o projeto do processador gráfico Mali T604.
Site: IDG Now
Data: 26/04/2011
Hora: 15h35
Seção: Mercado
Autor: Agam Shah
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/04/26/lg-licencia-a-proxima-geracao-de-processadores-moveis-da-arm/