Mais uma para o grupo: Microsoft também armazena dados dos usuários no WinPhone

27/04/2011

Informações como ID do aparelho, redes Wi-Fi próximas e posição do usuário são armazenadas pela companhia.

Assim como a Apple e o Google, a Microsoft também pode estar armazenando dados sobre a localização física dos usuários do sistema operacional Windows Phone 7 (WP7), segundo uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo Cnet.

Fabricantes como a Dell, HTC, LG, Nokia e Samsung supostamente transmitiriam dados como ID do aparelho, detalhes de redes Wi-Fi próximas ao smartphone e latitude e longitude exatas do usuário.

Apesar disso, a companhia afirmou que os dados de posicionamento não são armazenados diretamente no dispositvo, o que é diferente da prática da Apple, por exemplo. O Google, por sua vez, grava temporariamente a localização dos últimos lugares que os usuários do Android estiveram.

De acordo com a página da empresa, a localização de aparelhos com o WinPhone 7 é feita através da triangulação da área com torres de celular e pontos de Wi-Fi. Segundo a companhia, o sistema não utiliza o GPS do aparelho para evitar o consumo excessivo de energia da bateria.

Até o momento, a Microsoft não esclareceu por quanto tempo estes dados são mantidos e com que frequência essas informações são coletadas.

Na semana passada, os especialistas em segurança Alasdair Allan e Pete Warden revelaram pela primeira vez que aparelhos com o iOS estavam armazenando dados criptografados sobre o posicionamento de seus usuários. Desde então, debates sobre a privacidade de usuários surgiram na rede e agora incomodam a fabricantes de smartphones.

Site: Olhar Digital
Data: 26/04/2011
Hora: 16h01
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/mais_um_para_o_grupo_microsoft_tambem_armazena_dados_dos_usuarios