O presidente da Microsoft para mercados emergentes, Orlando Ayala, anunciou nesta terça-feira, 26, com exclusividade ao Convergência Digital, que a companhia vai inaugurar um Centro Tecnológico em São Paulo até o final deste ano. Fruto de um investimento de US$ 10 milhões, o novo centro será o primeiro da empresa na América Latina.
O novo centro terá foco em inovação aplicada a quatro áreas: governo eletrônico, saúde, infraestrutura e consumidor final. “Teremos ali 15 profissionais dedicados a demonstrar, na prática, as últimas inovações da Microsoft nestas áreas”, afirmou. De acordo com o executivo, o centro estará aberto a parceiros e clientes que queiram ver em funcionamento soluções utilizadas em casos de sucesso e provas de conceito.
Ayala afirmou que o centro entra em operação até o final deste ano e terá instalações próprias, na mesma região onde hoje funciona a sede da Microsoft Brasil.
Mais investimentos
Além do Centro Tecnológico, já confirmado, existe a possibilidade de que o Brasil receba também um dos data centers globais da Microsoft. Ayala disse que, até aqui, o País tem a preferência, mas a decisão final só será anunciada em três meses.
Atualmente a Microsoft tem seis data centers, espalhados em diversas regiões do mundo, dedicados à oferta de serviços de cloud computing. “No futuro, teremos de oito a dez destes centros, e o Brasil é forte candidato a receber um deles”, disse.
O executivo não quis adiantar quanto a construção de um data center de nível global demandaria em investimentos, mas revelou que o inaugurado recentemente em Chicago recebeu US$ 80 milhões. “Estes data centers são desenhados pensando no futuro, de forma sustentável.
Não há como afirmar que um eventual data center brasileiro receberia os mesmos investimentos que o de Chicago, por exemplo. Cada um é desenvolvido de acordo com as características do mercado que vai atender”, explicou.
Caso seja confirmado, o data center a ser construído aqui deverá atender a todo o mercado latino-americano. “Ele deverá ter capacidade para atender todas as pequenas e médias empresas do Brasil e do Cone Sul, oferecendo a elas um serviço 24 x 7 com o mesmo padrão de qualidade visto hoje em grandes corporações”, afirmou.
Os primeiros beneficiados com um eventual data center local seriam as mil empresas e cerca de 100 mil usuários brasileiros que hoje utilizam os serviços em nuvem da Microsoft. “Hoje eles são atendidos a partir dos Estados Unidos e, caso o data center seja confirmado, eles seria migrados para a nova estrutura a ser construída aqui", completa Ayala.
Site: Convergência Digital
Data: 27/04/2011
Hora: 13h33
Seção: Negócios
Autor: Fábio Barros
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26064&sid=5