A Canalys destaca que o maior crescimento no período veio da Apple, que teve um incremento de 187,9%, graças ao iPad.
Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela Canalys, aponta que as vendas mundiais de PCs (incluindo desktops, notebooks, netbooks e tablets) no primeiro trimestre de 2011 atingiram 88,6 milhões de unidades, com um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O estudo aponta que os bons resultados do setor estão muito relacionados às vendas de tablets, que somaram 6,4 milhões de equipamentos.
De acordo com o relatório, a HP mantém a liderança das vendas globais de PCs, com 14,6 milhões de unidades comercializadas nos primeiros três meses do ano (16,6% do mercado). No entanto, a fabricante contabilizou uma queda de 5,8% na comparação ano a ano. Em segundo lugar aparece a Acer, com 11,3 milhões de equipamentos e uma queda de 6,5%, e a Dell, com 10 milhões de computadores vendidos e acréscimo de 2,8%.
O relatório destaca que o crescimento mais importante no período foi contabilizado pela Apple - que passou da quinta para a quarta posição de mercado -, a qual vendeu cerca de 8,4 milhões de PCs, entre Macs e iPads, no período, o que representa um acréscimo de 187,9% em relação aos mesmos três meses de 2010.
Quando considerado apenas o mercado de tablets, a Canalys aponta que a Apple concentrou 74% do setor no primeiro trimestre. Contudo, o relatório destaca que, com o lançamento de uma série de concorrentes ao iPad, esse cenário tende a começar a mudar já nos próximos três meses.
Site: Olhar Digital
Data: 28/04/2011
Hora: 11h37
Seção: Olhar Digital
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/vendas_mundiais_de_pcs_crescem_7_no_trimestre