Unidade da empresa na Coreia do Sul foi alvo de batida policial; companhia é acusada de usar smatphones para monitorar usuários.
A polícia da Coreia do Sul vasculhou o escritório da Google no país nesta terça (3/5) em busca de provas de captura ilegal de dados de usuários de smartphones.
Segundo o detetive da agência sul-coreana especializada em ciberterrorismo, Seonghun Kim, a investigação tem como alvo uma subsidiária da Google que desenvolve aplicativos para celulares. O nome da subsidiária não foi citado, mas é provável que seja a AdMob, plataforma para dispositivos móveis da gigante de buscas, empresa adquirida no ano passado.
De acordo com a polícia, a divisão da Google coletava dados pessoais com uso de um aplicativo para smartphones, sem o conhecimento dos usuários. A polícia local prometeu fornecer mais dados sobre o caso em breve.
Esta não é a primeira vez que as autoridades sul-coreanas questionam as práticas da Google. Em janeiro, a companhia foi acusada de utilizar o serviço de mapas e imagens Street View para também obter informações ilegais.
E em abril foi a vez de um processo movido por duas companhias asiáticas, a Daum e NHN, que acusam fabricantes de celulares com Android de bloquearem o uso de mecanismos de buscas de rivais.
Site: IDG Now!
Data: 03/05/2011
Hora: 11h05
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/05/03/captura-ilegal-de-dados-policia-vasculha-escritorio-da-google/