De acordo com estudo da Osterman Research, patrocinado pela Trend Micro, empresas podem cortar gastos em até 54%.
Organizações que migraram de soluções físicas de segurança para dispositivos virtuais (VSAs, do inglês virtual security appliances) conseguiram cortar gastos com segurança de gateway de rede entre 48% e 54% em média, de acordo com levantamento realizado pela Osterman Reserach, encomendado pela empresa de segurança Trend Micro.
A pesquisa indicou que o custo total de propriedade por usuário de pequenas empresas que usam dispositivos físicos é de 270 dólares, enquanto as que usam dispositivos virtuais de segurança de gateway cai para 123 dólares. Nesse caso, a economia é de 54%.
Por conta da economia da escala, o gasto por usuário é menor em médias e grandes empresas, mas ainda assim os gastos caem significativamente: as médias gastam 92 dólares por usuário com dispositivos físicos e 48 dólares por usuário com dispositivos virtuais, ao passo que as grandes gastam 45 dólares e 23 dólares respectivamente por usuário, chegando a uma economia de 46%.
Outro benefício proporcionado pelos VSAs, de acordo com a pesquisa, é o número médio de usuários por servidor. Nos ambientes com VSAs, o número é 7% a 31% mais alto, reduzindo o custo total de propriedade do servidor.
Ainda no quesito usuários por servidor, a migração de ambientes tradicionais para os equipados com VSAs permite o aumento do número de usuários por servidor em 50%, em média. Por permitir o uso de um hardware e processo gerenciais mais padronizados, o uso de segurança virtualizada ajudou as empresas a reduzir os gastos com os servidores de 49% a 54%. Quanto menor o porte da empresa, maior a economia.
A pesquisa buscou saber ainda o impacto dos VSAs na disponibilidade da infraestrutura das empresas. Os entrevistados afirmaram que antes dos dispositivos virtuais, a indisponibilidade não prevista da infraestrutura girava em torno de 69 minutos em um mês típico. A média após a adoção do VSA caiu para 37 minutos.
O relatório que acompanha a pesquisa aponta que a maioria dos recursos de segurança para rede, mensagens e web continuará sendo implementada em hardwares e software locais, ainda que haja grande crescimento de modelos hospedados e híbridos. É por isso que a importância dos VSAs tende a aumentar, ao possibilitar que os custos da expansão desse tipo de infraestrutura local seja menor.
Site: Computerworld
Data: 10/05/2011
Hora: 07h30
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2011/05/09/dispositivos-virtuais-de-seguranca-de-gateway-reduzem-custos/