Projeto vai utilizar tecnologias como Near-Field Communication e deverá atender a transações da Visa e de empresas concorrentes.
A Visa anunciou nesta quarta-feira (11/5) um serviço abrangente de carteira digital móvel que inclui o uso de Near-Field Communication (NFC) e de outras tecnologias para compras no varejo e transações entre pessoas por meio de aparelhos wireless.
O projeto – que tem como base a funcionalidade “click-to-buy” (clique para comprar) – será lançado nos Estados Unidos e no Canadá em meados de outubro - antes, portanto, do período de compras do Natal -, afirmou a Visa, em comunicado. Mais detalhes deverão ser fornecidos pela empresa ainda hoje, via webcast.
"Ao ajudar a reduzir o número de compras online abandonadas no meio do processo e ao trazer mais portadores de cartão para a rede Visa, criamos uma relação em que comércios, consumidores e instituições financeiras sempre saem ganhando", afirmou o CEO da Visa, Joseph Saunders, em comunicado.
"Além disso, acreditamos que os novos serviços e pagamentos Visa vão contribuir para a expansão da inclusão financeira de bilhões de portadores de celulares que atualmente não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais."
A Visa tem planos para levar o sistema a outros países. No comunicado, afirmou que vai lançar sua plataforma de carteira digital em "países que já possuem uma infraestrutura estabelecida de pagamentos eletrônicos, grande penetração da Internet e de telefonia móvel", mas não deu mais detalhes.
Bancos parceiros
Maior processadora de cartões de crédito dos Estados Unidos, a Visa já trabalha com muitos bancos americanos e vai incluir muitos outros no sistema de carteira digital, incluindo o Barclaycard US - listado como membro fundador do Isis, sistema elaborado pelas três maiores operadoras de telefonia dos EUA.
Por meio do Isis, as operadoras vão fornecer uma variedade de serviços wireless e NFC. Um teste piloto do projeto Isis está programado para meados de 2012 em Salt Lake City. Entre os membros fundadores do Isis está também a Discovery, quarta maior processadora de cartões de crédito dos EUA.
A lista de bancos e instituições financeiras que trabalham com a Visa no projeto de carteira digital inclui o Pentagon Federal Credit Union, PNC Bank, Royal Bank of Canada, US Bank, TD Bank Group e Scotia Bank.
A Visa afirmou que vai honrar os pagamentos do tipo cross-channel, que envolvem outros canais. Isso significa que o sistema vai consolidar múltiplas contas de pagamentos, da Visa e de concorrentes, que por sua vez poderão ser utilizadas em transações móveis, micropagamentos, pagamentos entre pessoas físicas, comércio eletrônico, redes sociais e pontos de venda do varejo.
Site: IDG Now!
Data: 11/05/2011
Hora: 13h21
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/05/11/com-apoio-de-bancos-visa-anuncia-servico-de-carteira-digital-nos-eua/