No relatório financeiro, empresa explica que reservou o dinheiro por conta de investigações que tem sofrido na área de anúncios.
O relatório financeiro do último trimestre (de janeiro a março de 2011) do Google, enviado para a SEC (Securities and Exchange Comissions) – o equivalente à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos –, demonstra que a empresa reservou US$ 500 milhões para cobrir gastos extras, que possam ser gerados por conta de investigações do Departamento de Justiça norte-americano.
A reportagem, divulgada no site GeekWire, informa que o Google não deu detalhes do processo, revelando apenas no documento que trata-se de uma ação referente a anúncios.
Atualmente, o Google enfrenta uma série de processos no qual é acusado de infringir a livre concorrência no setor em que atua.
Em abril deste ano, por exemplo, duas empresas de buscas na internet da Coreia do Sul, a NHN e a Daum Communications, entraram com um processo contra o Google, no órgão responsável por garantir as relações comerciais naquele país. A acusação aponta que a empresa está limitando o acesso a buscadores concorrentes em smartphones que usam o sistema operacional Android.
Da mesma forma, a Microsoft entrou com uma ação na União Europeia contra o Google, no final de março, em que acusa a companhia de utilizar práticas que impedem a competição no mercado de buscas.
Site: Olhar Digital
Data: 11/05/2011
Hora: 13h05
Seção: Digital_News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/google_preve_us_500_milhoes_em_gastos_extras_para_arcar_com_acoes_na_justica