Por que uma norma dirigida às pequenas organizações?

13/05/2011

A indústria de software reconhece o valor das MPEs (micro e pequenas empresas) no fornecimento de importantes serviços e produtos. Para o propósito da ABNT NBR ISO/IEC 29110, uma Micro-Organização (MO) é uma entidade (empresa, organização, departamento ou projeto) que tem até 25 pessoas. MOs também desenvolvem e/ou mantêm software usado em sistemas maiores; consequentemente, muitas vezes é requerido o reconhecimento de MOs como fornecedores de software de alta qualidade.

De acordo com o relatório “SME and Entrepreneurship Outlook” (2005) da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), “MPEs constituem a forma dominante de organização em todos os países do mundo, respondendo por mais de 95% e até 99% da população dos negócios, dependendo do país”. O desafio enfrentado pelos governos OECD é prover um ambiente de negócios que apóie a competitividade desta grande população heterogênea de empresas e promova uma cultura empreendedora vibrante.

Os estudos e pesquisas conduzidos deixam claro que a maioria das normas internacionais não contemplam as necessidades das MOs. Conformidade com essas normas é difícil, se não impossível. Assim, as MOs ficam limitadas ou não têm meios de serem reconhecidas como entidades que produzem software de alta qualidade no seu domínio. Consequentemente, MOs são muitas vezes excluídas de algumas atividades econômicas.

Descobriu-se que as MOs acham difícil relacionar as normas internacionais com suas necessidades de negócio e justificar sua aplicação nas suas práticas empresariais. Muitas MOs não podem dispor de recursos, em termos de número de empregados, orçamento e tempo, nem vêem benefício real no estabelecimento de processos de ciclo de vida do software. Para aliviar algumas dessas dificuldades, foi desenvolvido um conjunto de guias de acordo com um conjunto de características das MOs. Os guias baseiam-se em conjuntos apropriados de elementos de normas, denominados Perfis de MOs. O propósito de um perfil de MO é definir um subconjunto de normas internacionais relevante para o contexto da MO, como, por exemplo, processos e resultados da ABNT NBR ISO/IEC 12207 e produtos da ISO/IEC 15289.

A ABNT NBR ISO/IEC 29110, endereçada às MOs, foi desenvolvida para melhorar a qualidade de serviços e/ou produtos, o desempenho do processo, e propiciar uma certificação ISO que lhes dará uma credencial prestigiada, posicionamento perante os clientes e reconhecimento internacional para exportação.

(texto extraído e adaptado de ISO/IEC 29110-4-1)