CEO da empresa, John Chambers, vem argumentando que a Cisco tem competido em muitos mercados, sinalizando a intenção de simplificá-la radicalmente.
A Cisco Systems Inc., maior fabricante mundial de equipamentos de rede, anunciou hoje os resultados do seu terceiro trimestre do ano fiscal, encerrado em 30 de abril. A empresa registrou lucro de 1,8 bilhão de dólares, ou 33 centavos por ação, queda de 18% se comparado com ao resultado do ano anterior, que foi de 2,2 bilhões de dólares, ou 37 centavos por ação.
As receitas da empresa no trimestre cresceram 4,8% se comparadas ao mesmo período do ano anterior, somando um total de 10,9 bilhões de dólares. As vendas de equipamentos (a grande fatia da receita) cresceram 2,8%, enquanto o segmento de serviços teve crescimento de 14%.
A Cisco também anunciou que pretende fazer cortes em despesas com funcionários, como parte do movimento de recuperação das margens de lucro. Esse é o quinto trimestre consecutivo que a empresa vê seu lucro ser menor que o ano anterior, informou o Wall Street Journal.
De acordo com agências de notícias, as vendas da empresa passam por um período de “congelamento” desde meados do ano passado, e nos útimos meses, o CEO, John Chambers, vem argumentando que a Cisco tem competido em muitos mercados, sinalizando a intenção de simplificar radicalmente a companhia.
Chambers pretende cortar despesas anuais da ordem de 1 bilhão de dólares (cerca de 6% das despesas totais). Isso virá da redução de funcionários, principalmente por meio de um programa de incentivo para aposentadoria. Se o percentual de corte em dinheiro for aplicado ao total de funcionários, as agências de notícias estimam uma redução de 4 mil a 5 mil funcionários, de um total mundial de 73.400.
Para o quarto trimestre, a empresa espera ganhos de 37 a 39 centavos de dólar por ação, contra uma expectativa dos analistas de 42 centavos por ação.
Site: IDG Now!
Data: 11/05/2011
Hora: 20h33
Seção: Mercado
Autor: ------
Link:http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/05/11/lucro-da-cisco-cai-18-e-empresa-planeja-cortes-de-pessoal/