O processo, movido na Europa, pede para que a fabricante do iPhone perca a exclusividade no uso do termo App Store.
Quatro grandes fabricantes (HTC, Microsoft, Nokia e Sony Ericsson) abriram um processo formal no comitê europeu que regula marcas e patentes, com o intuito de fazer com que a Apple perca o direito de uso exclusivo dos termos “App Store” e “Appstore”.
Com isso, as empresas se juntam à Amazon, que já tinha iniciado um processo similar, em meados de abril. Nos dois casos, as companhias alegam que o termo “App Store” (o equivalente a português a loja de aplicativos) é muito genérico e não pode ser usado apenas por uma empresa, no caso, a Apple.
O novo processo, especificamente, aponta que o CEO da Apple, Steve Jobs, atrapalha a competição no mercado de aplicativos ao limitar o uso do termo “App Store”. Além disso, as empresas que entraram com o processo lembram que outros setores também utilizam essa mesma nomenclatura nos Estados Unidos.
Em janeiro deste ano, a Microsoft já tinha iniciado um processo parecido na justiça norte-americana. Em sua defesa, a Apple lembrou que trata-se da mesma situação do Windows (janela, em português), que é um termo bastante genérico.
Site: Olhar Digital
Data: 13/05/2011
Hora: 15h35
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/microsoft_htc_nokia_e_sony_ericsson_entram_com_acao_contra_apple