Mozilla detalha seus planos para "matar" Firefox 3.5

17/05/2011

Em medida inédita, cerca de 12 milhões de usuários da versão antiga vão receber, de forma automática, uma atualização para a versão 3.6.

A Mozilla planeja conduzir os 12 milhões de usuários do velho Firefox 3.5 para uma versão mais nova em junho, com a inédita medida de atualizar o navegador de forma automática.
Lançado em 2009, o Firefox 3.5 já está na UTI – a derradeira atualização de segurança para o navegador ocorreu há três semanas.

Em junho, contudo, a Mozilla vai usar outra estratégia para “matar” o Firefox 3.5, segundo explicações divulgadas no site da organização.

Ao mesmo tempo em que continuará a “mostrar a isca” do Firefox 4 aos usuários de versões antigas – a Mozilla começou a oferecer, na semana passada, uma atualização para o Firefox 4 aos que usam o Firefox 3.5 e 3.6 –, ela vai “forçar o 3.6 aos reticentes do 3.5 que não quiseram nem a versão 4 nem a 3.6”, escreveu Christian Legnitto, gerente de versões do Firefox, em uma mensagem publicada para desenvolvedores.

Mais tarde, Legnitto disse que sua escolha da palavra “forçar” foi infeliz e ressaltou que apenas os usuários do Firefox 3.5 que ativaram a opção de atualizações automáticas serão levados ao Firefox 3.6 automaticamente.

Passo inédito
Este passo é inédito para a Mozilla, reconheceu Legnitto, em sua explicação.

“Nós interpretamos a ativação da atualização automática como um ‘Sim, eu quero que a Mozilla me mantenha atualizado’ “, escreveu Legnitto. “Antes, como uma gentileza, nós esperávamos que as pessoas optassem pela migração para grandes saltos de versão por causa do impacto potencial de uma atualização como essa. Nós entendemos que a diferença entre as versões 3.5 e 3.6 não é grave e que, com a 3.5 chegando ao fim da vida, a 3.6 é a atualização de segurança para os usuários da 3.5.”

Bem que a Mozilla gostaria que os estimados 12 milhões de usuários do Firefox 3.5 optassem pela versão 4, mais nova. Mas preferiu levá-los para o Firefox 3.6, que foi lançado em janeiro de 2010.

Em 21 de junho, dia em que o Firefox 5 deverá ser entregue, a Mozilla vai  fornecer a atualização 3.6.18 – uma revisão padrão de segurança, segundo a empresa –, mas só se ela conseguir resolver alguns bugs remanescentes. Caso contrário, a auto-atualização deverá chegar aos usuários do Firefox 3.5 algum tempo depois.

Antes disso, no entanto, a Mozilla vai exibir alertas aos usuários do Firefox 3.5, avisando-os de que estão usando um navegador sem suporte.

De acordo com um documento divulgado no site da Mozilla, a partir de amanhã, terça-feira (17/5), os usuários do Firefox 3.5 verão uma mensagem na página inicial padrão da Google com os dizeres “Sua versão do Firefox não está mais protegida contra ataques online. Obtenha a atualização – É rápido e de graça”.

Os usuários do Firefox 3.5 podem evitar a mensagem e a auto-atualização de junho baixando e instalando o Firefox 4.0.1, que funciona em Windows, Mac OS X e Linux.

Site: IDG now!
Data: 16/05/2011
Hora: 12h48
Seção: Internet
Autor: Gregg Keizer
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/05/16/mozilla-detalha-seus-planos-para-matar-firefox-3.5/