IBM quer tirar usuários da Oracle com oferta de migração

17/05/2011

Empresa oferece análises, testes e treinamento para as empresas que migrarem do banco de dados da Oracle para o DB2.

Em uma tentativa de tirar clientes dos bancos de dados e middleware da Oracle, a IBM anunciou, na última sexta-feira (13/5) uma oferta de software com uma série de elementos para tentar seduzir os usuários. A oferta inclui uma análise financeira, mostrando quanto dinheiro os clientes economizariam ao trocar os produtos da Oracle pelo banco de dados DB2 e pelo servidor de aplicações WebSphere, além de uma avaliação técnica e um plano de conversão que promete provar a agilidade da companhia.

Além disso, a IBM desempenhará exercícios de provas de conceito, ou em um de seus laboratórios ou no próprio cliente, para provar os benefícios. Há também cem programas de treinamento para profissionais especializados em Oracle para acelerar a capacitação na tecnologia da IBM.

Todas essas ofertas viriam sem um custo adicional para o cliente, de acordo com o diretor de estratégia da IBM, Bernie Spang.

A IBM oferece também uma grande variedade de opções de financiamento para quem quer trocar a Oracle pela Big Blue, incluindo ausência de juros por 12 meses.

A companhia vem anunciando sucesso em alguns de seus esforços de migração. Segundo a IBM, no ano passado, mais de mil usuários de bancos de dados da Oracle para a DB2. Além disso, 400 usuários do WebLogic, da Oracle, o teriam trocado pelo WebSphere. Entre as recentes conquistas, a IBM gosta de citar o banco alemão Deutsche Postbank e a empresa de utilities Gazprom Neft.

No entanto, esses números devem ser visto sob a luz adequada. Alguns desses clientes fizeram uma migração de larga-escala para produtos da IBM. Outros, no entanto, simplesmente escolheram a IBM ao iniciar um novo projeto. Os números da IBM também não destacam os reveses, ou seja, quem os trocou para a Oracle ou outro competidor.

Ainda assim, Spang desafia a Oracle com outros números. Segundo ele, os clientes que migraram da Oracle para a IBM economizaram cerca de 30% em custos de aquisição em um período de três anos, além de economias operacionais, como em energia e refrigeração.

Spang diz também que simplificou a tarefa de migração de banco de dados, um desafio se levar em consideração a complexidade clássica da tarefa. Entre as mudanças que possibilitaram isso está uma camada de compatibilidade cuja função é permitir que aplicações escritas para Oracle rode em DB2 com poucas ou nenhuma mudança.

A competição mais intensa entre IBM e Oracle combina com um momento no qual a segunda entrou no mercado de hardware com a compra da Sun Microsystems. A Oracle vem vendendo a noção de sistemas completos e integrados, do storage, ao middleware e aplicações de negócios. Na última categoria, a IBM é mais fraca que a Oracle, principalmente pela falta de um software de ERP.

Em vez de adquirir ou desenvolver seu próprio ERP, a IBM focou em parcerias com companhias como Lawson Software e SAP, com seu hardware e infraestrutura servindo de alicerces para essas aplicações.

O relacionamento da IBM com a SAP, no entanto, pode ter algum desgaste nos próximos anos, já que a SAP trabalha para portar seu principal produto, o Business Suite, para o banco de dados Adaptive Server Enterprise (ASE), incorporado após a aquisição da Sybase.

A SAP foca usuários da Oracle, buscando a migração deles para a ASE, mas não está claro que os clientes da IBM e do DB2 também estarão no radar da companhia.

Spang descarta problemas com a SAP e diz que a parceria está bem sólida, lembrando que a própria empresa alemã é cliente do banco de dados DB2.

A Oracle se recusou a comentar a oferta da IBM.

Site: Computerworld
Data: 16/05/2011
Hora: 16h06
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/05/16/ibm-quer-tirar-usuarios-da-oracle-com-oferta-de-migracao/