A parceria inclui lançamento [em junho] de dispositivos Dell, suportados na base de dados HANA da SAP. Poderá ser concorrente do Exadata da Oracle.
SAP e Dell vão expandir a parceria para as áreas de computação na nuvem e bases de dados “in-memory”, segundo anúncio das empresas na conferência Sapphire, que acontece até quarta-feira em Orlando (EUA).
Primeiro, os clientes da SAP vão ser capazes de desenvolver aplicações na VIS Next Generation Datacenter Platform da Dell, que tem sido reforçada nos últimos anos por meio de aquisições como a fornecedora de soluções de otimização de armazenamento Ocarina Networks e a empresa de provisionamento de servidores Scalent.
Na Sapphire, a SAP e a Dell farão um comunicado conjunto com um representante da Universidade do Kentucky, que no momento migra SAP para a cloud da Dell, disse Kaj van de Loo, vice-presidente senior de Estratégia de Tecnologia da SAP.
Enquanto a SAP concluiu o trabalho de investigação e desenvolvimento necessário para assegurar que o seu software seja facilmente virtualizado, alguns testes e certificação são necessários para garantir a compatibilidade com as ferramentas de gestão e outros aspectos da plataforma da Dell, explicou van de Loo.
A Dell também junta-se à fila dos fornecedores de hardware de dispositivos baseados na tecnologia de base de dados “in-memory” HANA, da SAP. Esse tipo de processamento de dados decorre na RAM, em vez de serem lidos a partir dos discos, proporcionando um aumento de desempenho.
As soluções HANA podem usar dados da SAP e de outras fontes, e também vão suportar uma série de aplicações especializadas que visam problemas específicos de negócios. As máquinas HANA da Dell vão usar o PowerEdge R910 iron, de acordo com um comunicado.
Outros parceiros de hardware HANA incluem a Hewlett-Packard e a Fujitsu. Todos eles vão apresentar máquinas de acordo com um projeto normalizado de materiais que define “pequenos, médios e grandes” tamanhos e, correspondentemente, uma ideia da potência necessária, de acordo com van de Loo.
Detalhes sobre os preços têm sido escassos mas devem surgir quando os HANA forem disponibilizados em junho. Os planos da SAP para o HANA contrastam com a Oracle e a sua máquina de processamento de dados Exadata, que usa o próprio hardware da Oracle.
“Sabemos que os clientes têm relações atuais que querem manter”, explicou van de Loo. “Estamos convencidos de que essa estratégia vai nos ajudar a inovar quem estiver integrando soluções para todos os objetivos”.
Site: Computerworld
Data: 16/05/2011
Hora: 17h22
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/05/16/aplicacoes-sap-vao-rodar-na-cloud-da-dell/