SAP: 30% a 50% das receitas virão de cloud computing, até 2014

18/05/2011

O presidente da subsidiária brasileira destaca que empresa tem optado por oferecer serviços a partir de seu próprio data center.

Um dos pilares de crescimento da SAP – fabricante de software corporativo – é oferecer soluções no modelo de cloud computing (computação em nuvem). Como reflexo, a empresa planeja que, em cinco anos, as ofertas baseadas nessa modalidade representem de 30% a 50% das vendas de software da companhia no Brasil.

Quanto ao formato das ofertas, até o momento, uma das principais soluções SAP em cloud oferecidas no mercado brasileiro é o BI (software de inteligência de negócios) baseado na nuvem. Mas, em 2012, a fabricante prepara a comercialização de um ERP (sistema de gestão empresarial) em cloud específico para pequenas e médias empresas, o Business By Design, que já é comercializado em outros mercados, como os Estados Unidos.

“No Brasil, tem muito interesse por cloud computing. Mas os clientes estão olhando com cautela”, pontua o presidente da SAP Brasil, Luis Cesar Verdi, que acrescenta: “Há uma preocupação muito grande das empresas com a questão de onde ficarão os dados”. Para minimizar esses riscos, ele afirma que, nesse primeiro momento, a SAP tem optado por prover os serviços na nuvem a partir de seu data center próprio. "Precisamos aprender primeiro, para conseguir oferecer serviços com responsabilidade", pontua o executivo. No entanto, ele informa que tem estudado possíveis parcerias com fornecedores brasileiros, que possam complementar as soluções da companhia.

Também em relação ao mercado brasileiro, Verdi destaca que, a exemplo do que tem ocorrido em outros lugares do mundo, a SAP tem conseguido diversificar seu portfólio de produtos, o qual durante muitos anos foi baseado apenas na oferta do sistema de gestão empresarial. “No Brasil, o ERP já representa menos de 50% das vendas”, conta o executivo. Ainda segundo ele, a empresa tem obtido bons resultados com a comercialização de CRM (gestão de relacionamento com clientes), Business Analytics (análise de negócios) e EPM (gestão de planejamento empresarial) no país.

Site: Olhar Digital
Data: 17/05/2011
Hora: 08h35
Seção: Digital News
Autor: Tatiana Americano
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/sap_30_a_50_das_receitas_virao_de_cloud_computing_ate_2014