Na manhã do segundo dia do Rio Info Portugal 2011, empresários portugueses e brasileiros participaram de debates. Marcio Girão, membro do conselho diretor da Softex, iniciou a apresentação com um panorama da TI brasileira.
Em seguida, teve início o primeiro debate do dia, sobre qualidade nas empresas, moderado por Benito Paret, diretor executivo da Riosoft. Joana dos Guimarães Sá, da Apcer, apresentou uma visão da qualidade, das normas e das certificações em Portugal. Gisele Villas Bôas, da Cia Digital, falou sobre a temática da qualidade, com ênfase no desenvolvimento pela norma ISSO 29110, a qual é focada para micro-organizações. Paret encerrou o debate convocando à realização de uma cooperação entre Brasil e Portugal.
Na segunda mesa de debates, o tema era as aplicações de web 2.0, moderada por Rui Trindade (Portugal). Kauê Linden expôs sua experiência empreendedora no Brasil com a Hostnet e, na sequência, Paulo Lima apresentou a iMusica, falando sobre a música na web e a quebra de paradigmas.
Na última palestra da manhã, “Novos modelos de negócios: uso da nuvem e implicações de segurança”, participaram Rafael Esberard, do Novo Altex, e Manoel Costa, da Vmuse, com moderação de Márcio Girão.
Para o turno da tarde estão programados debates sobre convergência digital, marketing com o uso de redes sociais, e internacionalização entre Brasil e Portugal.
Texto: Priscila Thereso