Resultado é do segundo trimestre de 2010. IDC Brasil diz que área de servidores foi a que mais cresceu, principalmente nos setores de telecomunicações e financeiro.
O segmento de servidores foi o que mais cresceu no mercado corporativo no segundo semestre do ano passado, superando a evolução dos gastos das empresas com storage e software. A informação é da IDC Brasil. Segundo pesquisa realizada pela consultoria, nos últimos seis meses de 2010 os investimentos em servidores corporativos cresceram 41% em relação ao primeiro semestre do ano. O movimento foi de recuperação dos gastos nesse segmento, e os grandes compradores desse tipo de tecnologia foram os setores de finanças e de telecomunicações.
“Identificamos que alguns fabricantes de storage buscaram a expansão geográfica e a diferenciação com soluções (hardware + software) direcionadas para todos os portes de empresas, visto que os produtos "hardware" de armazenamento são cada vez mais commodity e o grande diferencial está nas soluções de software”, afirmou o analista de mercado da IDC, Alexandre Vargas.
Na área de software, um dos destaques é o crescimento do mercado de ERP no Brasil. “Há alguns anos, os sistemas de gestão vêm-se consolidando como um dos mercados de software de maior crescimento. Mesmo em uma "batalha" fiscal entre desenvolvedores e a legislação vigente no País, esse segmento é o que mais cresce e representa mais de 50% do mercado da América Latina”, comentou o analista de mercado da IDC, Fernando Lima.
Segundo a consultoria, o mercado considera que é inexorável o processo de automação de processos de gestão. A variedade de fornecedores de soluções de ERP, com soluções verticalizadas por setores do mercado e por tamanho de companhia, está fazendo com que as empresas enfrentem o processo de implementação e customização das mudanças dos processos e a adaptação Fiscal e Contábil (SPED).
Site: Computerworld
Data: 20/05/2011
Hora: 19h24
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/05/20/gastos-das-empresas-com-servidores-crescem-41/