Intelig dribla geografia e ativa rede para Jogos Militares no Rio

27/05/2011

Considerado o primeiro grande evento a ser sediado no Rio de Janeiro, os Jogos Mundiais Militares, que acontecerá de 16 a 24 de julho, reunindo cerca de 6 mil atletas de mais de 100 países, exigiu da Intelig um planejamento estratégico para ativar 75 pontos de conexão de rede, sendo 21 deles, por exemplo, localizados na praia. Entre as tecnologias utilizadas estão a fibra, o pré-Wimax e uma que ainda será posta à disposição no portfólio - a comunicação óptica por laser.

O contrato para o fornecimento da infraestrutura de tráfego de dados da competição foi vencido pela Intelig em fevereiro deste ano e foi firmado com o Comando do Exército - Centro Integrado de Telemátia do Exército (CITEX). Ele tem um custo de R$ 6,5 milhões e o prazo de implantação da rede teve de ser feita em pouco mais de cinco meses, conta Leonardo Queiroz, diretor de Top Clientes da TIM Brasil, empresa controladora da Intelig.

"Foi um desafio para nós, ate porque, por exemplo, teremos pontos de comunicação em 20 tendas instaladas na praia, onde não há energia. Para isso, estamos usando toda a tecnologia possível, como a móvel e o pré-Wimax em 5,8Ghz", detalha o executivo. Os Jogos Mundiais Militares também serão realizados em áreas de baixa infraestrutura de telecom - na zona oeste da cidade.

Nesses pontos, onde estão, por exemplo, a hípica, a Intelig montou infraestrutura para permitir a conexão multiponto de alta velocidade. "Nos apoiamos muito na fibra e no pré-Wimax para ter essa conexão. A rede 3G da TIM será acionada para contingência, se necessário", revela ainda Queiroz. Mas a menina dos olhos da Intelig é o ponto de comunicação instalado na Escola Naval - localizada bem próxima ao Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade.

"É um local onde instalar uma infraestrutura de dados é complexo por causa do movimento aéreo e da própria localização na Baia de Guanabara. Decidimos então testar uma tecnologia nova, baseada em feixe de laser, para prover a conexão. Testamos nos últimos quatro meses e ela está funcionando muito bem. Permite a entrega de banda em alta velocidade. Vamos, inclusive, começar a colocá-la no portfólio para atender clientes instalados em locais de difícil acesso", conta o executivo da Intelig.

A rede proverá acesso à Internet para pontos distribuídos na cidade como o Centro de Mídia, Centro de Operações dos Jogos, locais das disputas, alojamentos dos atletas, entre outros locais, mas não estará disponível para o público que irá assistir ao evento.

Indagado se a estrutura poderá ser mantida - caso haja interesse da cidade do Rio e do Exército - Queiroz assegurou que sim. "Temos condições de manter toda a rede, caso haja o interesse dos organizadores. Para nós, montar essa infraestrutura foi um grande teste para atuarmos nas sedes da Copa do Mundo de 2014 e também nas Olimpíadas do Rio", completa. Força-tarefa da operadora planeja entregar os pontos ativos à organização até o dia 16 junho.

Site: Convergência Digital
Data: 25/05/2011
Hora: 10h23
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26423&sid=8