A Amazon.com, maior loja virtual do mundo, com mais de 300 milhões de clientes, iniciará suas operações no Brasil no segundo semestre deste ano. O grupo já começou a negociar com grandes editoras de livros no país e decidiu iniciar sua atuação exclusivamente com a venda de livros digitais, reproduzidos pelo leitor eletrônico Kindle.
No início do mês, a Amazon anunciou que os livros em versão digital ultrapassaram as vendas das versões impressas, indicando que esse pode ser um dos grandes negócios para os próximos anos. A empresa pretende também montar um escritório no Brasil, segundo o peruano Pedro Huerta, diretor de conteúdo do Kindle. A aproximação com o mercado brasileiro começou há dois anos, na feira de livros de Frankfurt, Alemanha. Há três meses, quando Huerta foi nomeado, as conversas avançaram. A expectativa é que as negociações durem de quatro a seis meses.
A estratégia da Amazon é ter um site em português para os livros digitais e vender o Kindle em lojas de eletrônicos e até operadoras de telefonia. No entanto, o preço do aparelho preocupa a empresa, que quer um "valor acessível". De acordo com executivos próximos à Amazon, nos próximos meses Huerta deverá vir ao Brasil para pleitear incentivos à importação do Kindle.
Pelo menos num primeiro momento, não há planos de comercializar no Brasil livros impressos, o grande negócio da Amazon na maioria dos países onde atua, em virtude da complexidade logística de entrega.
Site: Revista Home Theater
Data: 25/05/2011
Hora: 12h05
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=7221