No primeiro trimestre de 2011, o negócio de servidores da Sun cresceu pela primeira vez em mais de três anos e meio.
A Oracle tem feito grandes esforços para convencer os clientes a continuarem a investir em hardware Sun e parece que tais esforços têm dado frutos: no primeiro trimestre de 2011, a IDC diz que o negócio de servidores Sun cresceu. A operação obteve vendas de 773 milhões de dólares face 681 milhões dólares gerados no mesmo período em 2010, segundo a consultoria.
O negócio já estava em declínio quando a Oracle anunciou seus planos de comprar a empresa há mais de dois anos.
Segundo a IDC, o aumento de vendas foi alimentado pelo bom desempenho do mercado global de servidores. As vendas totais cresceram 12,1% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, atingindo 11 900 milhões de dólares.
Especialmente notável foi, segundo a IDC, a recuperação de servidores de alta performance, incluindo mainframes e sistemas Unix. Algo que tem beneficiado a Oracle, HP e IBM. Entre os fornecedores, a HP continua líder de mercado em termos de receitas, com aproximadamente 31,5% de quota de participação. A IBM concentrou 29,2% enquanto os equipamentos da Dell representaram 15,6% das vendas.
Pela primeira vez no seu relatório, a IDC incluiu a Cisco Systems, que conseguiu captar uma quota de 1,6% da receita total. Em 2009 a fabricante lançou o seu produto Unified Computing System, solução de servidores e equipamentos de rede conjugados no mesmo pacote.
Site: Computerworld
Data: 27/05/2011
Hora: 10h03
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/05/27/oracle-alavanca-venda-de-servidores-sun/