Servidores ARM "ainda irão demorar alguns anos", diz presidente da empresa

31/05/2011

De acordo com o executivo, ainda é preciso construir todo um ecossistema no mercado antes que os servidores se tornem uma realidade.

O presidente da ARM Holdings tentou acalmar as expectativas ao redor de servidores baseados em processadores ARM, dizendo que estes sistemas não devem chegar ao mercado em grandes quantidades antes de 2015.

“Realmente acreditamos que isso irá acontecer. Sabemos que está começando a se tornar realidade agora mesmo. Mas ainda levará alguns anos” até que servidores baseados em processadores ARM estejam à venda em quantidade significativa, disse Tudor Brown durante uma coletiva de imprensa na exposição Computex em Taipei, nesta segunda-feira.

Várias empresas estão trabalhando em processadores baseados na arquitetura ARM para uso em servidores, incluindo a NVidia, Marvell e Calxeda (antiga Smoothstone), uma companhia na qual a própria ARM investiu dois anos atrás.

ARM vem atraindo a atenção no mercado de servidores porque chips baseados em sua arquitetura de hardware consomem menos energia que os processadores x86 feitos pela Intel e Advanced Micro Devices, e porque processadores como o Xeon e Opteron, produzidos por estas empresas, são considerados poderosos demais para certas cargas dee trabalho de alto volume baseadas na web, como servir páginas web e processamento de resultados de buscas.

A ARM começou sua própria pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para servidores em 2008, e os servidores um dia serão um mercado importante para a empresa, prediz Brown. Mas a ARM precisa construir todo um “ecossistema” ao redor de seus chips antes que eles se tornem um sucesso.

Isto significa garantir que haja software suficiente para os processadores, e convencer os fabricantes de hardware de que eles devem fazer um investimento no projeto de servidores com processadores ARM.

A ARM faz sua parte. A próxima versão de sua arquitetura Cortex, a A-15, irá adicionar suporte à virtualização e software de 64 Bits, dois requisitos básicos para servidores. Mas a empresa está tentando controlar as expectativas sobre quão rapidamente servidores ARM podem se tornar realidade.

“Acreditamos que só por volta de 2014 ou 2015 vocês verão qualquer quantidade” de hardware ARM no mercado de servidores, disse Brown.

Site: PC World
Data: 30/05/2011
Hora: 17h02
Seção: Notícias
Autor: James Niccolai
Link: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/05/30/servidores-arm-201cainda-irao-demorar-alguns-anos201d-diz-presidente-da-empresa/