Metais essenciais para a tecnologia verde são desperdiçados, afirma relatório da ONU

01/06/2011

RIO - Aquele seu celular antigo juntando poeira no fundo do armário pode ajudar o meio ambiente, sabia? Isso porque, de acordo com reportagem da "New Scientist", um relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na última semana afirma que muitos dos raros metais que são essenciais para a tecnologia verde estão inacessíveis em gadgets que jogamos fora ou simplesmente esquecemos trancados numa gaveta.

O documento examinou os números de reciclagem de 60 metais. No mundo todo, 34 deles têm taxas de reciclagem de 1%, enquanto apenas 18 são mais de 50% reciclados. Entre os menos reciclados, estão o telúrio e o gálio, usados em celulares que utilizam a energia solar; e o lítio, um componente chave de baterias de carros elétricos, também encontrado em baterias de celular.

Esses metais ainda não estão sendo amplamente usados, mas serão cruciais pelas próximas décadas. Enquanto a probabilidade de nós ficarmos sem eles num futuro próximo é pequena, reciclar os que já estão em uso usa menos energia do que recorrer à mineração, fazendo com que as tecnologias verdes que usam esses metais sejam ainda mais amigas do meio ambiente.
- Muitos metais podem ser usados e reutilizados - diz o autor do estudo Thomas Graedel, da Universidade de Yale.

Mas isso não acontece, em parte porque os dispositivos eletrônicos não são produzidos visando a reciclagem, e em parte porque as pessoas ficam com seus aparelhos por muitos anos. Essa mentalidade pode ser influenciada pela preocupação com a privacidade e a preservação de informações pessoais quando o assunto é vender ou reciclar aparelhos eletrônicos antigos.

Parte da solução é coletar mais metais para reciclagem, mas Graedel afirma que nós também precisamos atualizar nossa tecnologia de reciclagem. Neste momento, cerca de 70% dos metais enviados para a reciclagem se perdem no meio do processo.

Site: O Globo
Data: 31/05/2011
Hora: 12h29
Seção: Eletrônicos
Autor: ------
Link: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/05/31/metais-essenciais-para-tecnologia-verde-sao-desperdicados-afirma-relatorio-da-onu-924574638.asp