O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) está investigando as empresas interessadas em comprar o portfólio de 6 mil patentes da Nortel, entre as quais estão Apple e Google, segundo informações do Wall Street Journal. O processo de vendas de tais patentes será realizado por meio de leilão aberto, e a proposta inicial foi do Google, de US$ 900 milhões.
A preocupação do DOJ é com a possibilidade das empresas interessadas utilizarem as patentes – que englobam tecnologias de Wi-Fi, buscas pela web, redes sociais e LTE – em ações de concorrência desleal na indústria de wirless.
Segundo fontes ouvidas pelo jornal norte-americano, o DOJ está analisando a proposta de abertura do leilão, realizada pelo Google, mas até o momento não encontrou relevantes questões competitivas que o faria contestar o negócio.
O DOJ, citaram as fontes, tem maior preocupação com a possível aquisição de tais patentes pela Apple, candidata interessada nas patentes, que por diversas vezes se envolveu em litígios de patentes com rivais do mercado de tecnologia. O jornal apontou que a Apple tem estado em constante comunicação com o DOJ, respondendo as perguntas realizadas pela agência.
Site: TI Inside
Data: 06/06/2011
Hora: 17h07
Seção: News
Autor: ------
Link: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?C=265