HP integra nuvem pública à privada

08/06/2011

A HP apresentou o CloudAgile Program nesta terça-feira (07/06), durante o HP Discover, em Las Vegas (EUA). Trata-se de um programa que reúne serviços, consultoria, treinamentos, hardware e software capazes de contribuir para o crescimento do mercado de cloud computing.

Na visão da companhia, ao ir para a nuvem, todo CIO acabará em um ambiente híbrido. Daí a aposta da empresa nas soluções para entrega híbrida de infraestrutura.Com o anúncio, a solução CloudSystem Matrix, que até então limitava as capacidades de gerenciamento à nuvem privada dentro das corporações, agora ganha recursos para a administração de ambiente híbridos de cloud.

“As empresas precisam ter a capacidade de gerenciar e garantir a segurança de seus serviços de TI em nuvem, quer eles estejam hospedados internamente, em clouds privadas, ou externamente, em nuvens públicas”, explicou Jan Zadak, vice-presidente executivo de vendas e marketing corporativo, ao apresentar soluções para aquilo que a empresa chama de “Entrega Híbrida”.

Conciliação de interesses
Um mercado que deve faturar US$ 143 bilhões em serviços, cloud computing é uma realidade para a HP, que hoje já possui em sua carteira com mais de 700 clientes de SaaS (software como serviço), quatro em cinco mecanismos de busca e oito dos dez sites com maior tráfego da web. Steve Deitch, vice-presidente de infraestrutura e soluções de cloud, descreve o CloudAgile como “o sistema mais integrado do mercado para a entrega de serviços de cloud”.

“O novo sistema permite ao gerente de TI implantar os mais diversos serviços a serem entregues por meio de clouds públicas ou privadas”, acrescenta o executivo. Através do HP CloudSystem, o cliente pode ampliar a sua nuvem interna ou externamente conforme a sua necessidade, atribuindo as políticas e regras de segurança, governança e segurança desejadas a cada um dos serviços.

Através do sistema, o executivo também consegue gerenciar capacidades de storage, servidores, aplicativos, além de gerenciar as atualizações dos ambientes em nuvem. “O novo sistema permite ao gerente de TI implantar os mais diversos serviços a serem entregues por meio de clouds públicas ou privadas”, detalha Deitch.

O vice-presidente de infraestrutura e soluções de cloud da HP destaca como principal diferencial do CloudSystem a capacidade de ampliar o tamanho e recursos da nuvem no momento em que isso se faça necessário. “Pelo mecanismo de políticas, o profissional de TI pode determinar se a maior capacidade do ambiente deve ter origem no provedor externo de serviços ou no ambiente interno do cliente”.

Como parte do programa, a companhia anunciou que sua plataforma CloudSystem Matrix (voltada ao gerenciamento de nuvens corporativas) agora passa a suportar servidores x86 de fabricantes que não sejam a HP.

Site: Convergência Digital
Data: 07/06/2011
Hora: 15h45
Seção: Cloud Computing
Autor: Fernanda Ângelo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26552&sid=97