Gestores de TI ignoram riscos da virtualização, diz analista

09/06/2011

Para John Burke, da Nemertes Research, profissionais de TI enfraquecem a segurança corporativa para obter benefícios dos ambientes virtuais.

Menos de 20% das organizações que usam tecnologias de virtualização contam com ferramentas de segurança para diminuir os riscos do ambiente virtual, afirma John Burke, analista da Nemertes Research. A declaração foi feita pelo especialista ontem (7/6), durante apresentação na IT Conference and Expo Roadmap, em Boston, evento que abordou ameaças emergentes para ambientes virtuais e móveis.

Na opinião do analista, gestores de TI não estão preparados para enfrentar os riscos em torno da virtualização. Enquanto 68% dos volumes de trabalho são virtualizados, de acordo com Burke, apenas uma parcela está em ambientes seguros.

Burke afirma ainda que os departamentos de TI estão enfraquecendo cada vez mais os níveis de segurança de estruturas físicas para obter os benefícios da virtualização.

De acordo com Burke, as equipes de rede não perceberam as necessidades de segurança de ambientes virtualizados. Muitas vezes, prossegue, equipes especializadas em segurança são criadas quando os projetos de virtualização já foram implementados.

“É preciso parar de ver a segurança como uma série de soluções pontuais, e pensá-la de forma abrangente”, diz.

Burke sugere que os responsáveis tenham “pelo menos alguma visibilidade sobre o ambiente virtual para fins de auditoria”. “Não será necessário recriar o firewall entre os pontos, mas é preciso garantir que eles se comuniquem adequadamente. O importante é fazer algo”, finaliza.

Site: Computerworld
Data: 08/06/2011
Hora: 11h48
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/06/08/gestores-de-ti-ignoram-riscos-da-virtualizacao-diz-analista/