Adoção desregrada de cloud preocupa executivos

10/06/2011
Um em cada cinco executivos diz ser impossível gerir a grande variedade de serviços em cloud computing disponíveis nas suas organizações, revela estudo da Avanade.

Os serviços baseados em cloud computing estão se impondo no mercado mundial, envolvendo cada vez mais dificuldades para muitas empresas. Recente estudo da Avanade revela: um em cada cinco executivos diz ser impossível gerir a grande variedade de serviços de cloud computing disponíveis nas suas organizações. Ao mesmo tempo, 60% estão preocupados com a disseminação de serviços em cloud computing, e a adoção desregrada de serviços públicos fornecidos na nuvem dentro da sua organização. Apesar destes desafios, o estudo mostra que o modelo amadurece, levando os CIO a concentrarem-se mais nos benefícios de negócios que pode trazer, como flexibilidade, redução de custos e a redução do time-to-market.

O estudo ouviu 573 executivos C-level, decisores de TI, em 18 países, durante o mês de março. Um quinto dos entrevistados diz ter contratado um serviço de cloud computing por iniciativa pessoal, sem recorrer ao conhecimento do departamento de TI.já 60% das empresas informaram que as políticas em vigor nas suas organizações proíbem tais ações, mas também dizem que não há nenhum fator de dissuasão que impossibilite essa compra às escondidas.

Cerca de 29% indicam não haver nenhuma sanção, enquanto 48% dizem receber pouco mais do que um aviso.

O estudo revela também que há um deficit de comunicação. Um quarto dos executivos revela que não mantém uma comunicação direta com os chefes de departamentos e unidades de negócio que deveriam fornecer os seus serviços em modelo de cloud computing.

Em termos gerais, sobre a adoção global do modelo de computação em nuvem, o estudo indica que atualmente 74% das empresas utilizam algum tipo de serviço baseado em cloud computing, um aumento de 23% face a dados do estudo da Avanade referentes a 2009. Das empresas que ainda têm de implementar serviços em cloud computing, três quartos dizem que isso faz parte dos seus planos.

Juntamente com este crescimento na adoção surgiram três indicadores do amadurecimento da cloud computing: as empresas estão aumentando seus investimentos para melhorar a gestão, segurança e suporte ao modelo; a preferência crescente é pela adoção de cloud computing privada; os executivos começam a olhar para o modelo de computação em nuvem como uma forma de gerar benefícios.

Os executivos dizem que estão investindo em soluções de segurança, assim como em recursos humanos para garantir o êxito da implantação de cloud computing. De fato, 64% disseram estar investindo na formação dos seus funcionários procurando aumentar os seus conhecimentos em tecnologias de cloud computing.

O estudo mostra também que as implantações de cloud privadas estão crescendo, especialmente quando a diferenciação de operações internas e os serviços de atendimento ao cliente são determinantes para o negócio. Hoje, 43% das empresas são usuárias de serviços privados de cloud, enquanto 34% revelaram estar pensando em usá-los nos próximos 12 meses.

Além disso, as empresas estão passando do uso de serviços internos de nuvem pelos seus funcionários, para a disponibilização dessas facilidades a clientes externos. Muitas empresas dizem que estão usando a cloud computing para oferecer novos produtos e serviços aos seus clientes. E mais de um em cada cinco executivos de nível C acredita na possibilidade da cloud computing aumentar o volume de negócios da organização.

Site: CIO
Data: 09/06/2011
Hora: 09h15
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2011/06/09/adopcao-desregrada-de-cloud-preocupa-executivos-de-nivel-c/