Fabricante de medicamentos estatal implementou ferramenta de gestão da IFS que trouxe ganhos de eficiência e integração entre todas as áreas da empresa.
A Fundação para o Remédio Popular (FURP), do Estado de São Paulo, investiu 7,5 milhões de reais para adotar o sistema de gestão empresarial IFS Applications. O ERP antigo não suportava mais os processos do laboratório. A empresa detectou a necessidade de inovar tecnologicamente para melhorar sua gestão e poder aderir aos marcos de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, a FURP abriu um edital para escolher uma fornecedora de sistemas de gestão.
“A IFS do Brasil venceu a licitação por estar mais aderente às nossas expectativas e ao nosso modelo de gestão, assim como pelo fato de oferecer melhor preço”, declara a gerente de projetos da FURP, Joelma de Paula.
Segundo ela, a FURP necessitava de uma tecnologia que atendesse às necessidades específicas do setor farmacêutico. “Muitos de nossos processos, como expedição e conferência, eram praticados de forma manual, o que dispersava as informações em várias bases de dados, dificultando o controle interno e gerando duplicidade. Com o IFS Applications conseguimos suprir esta carência e agora é possível centralizar todas as aplicações em uma única plataforma que permite a recuperação das informações em tempo real”, afirma a gerente.
O sistema entrou em operação em janeiro do ano passado na unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Em outubro de 2010 foi a vez da fábrica de Américo Brasiliense, localizada no interior paulista. “O processo de produção, que engloba as fichas técnicas e os dossiês dos medicamentos, no passado era controlado por planilhas de Excel e documentos do Word. Hoje está totalmente amparado e centralizado pelo ERP, providência que nos garante a segurança e confiabilidade das informações, bem como a redução de tempo na execução das tarefas”, informa Joelma. Ela destaca que o sistema dispensou muitos funcionários de ter que procurar documentos em arquivos e sistemas descentralizados e que, agora, estão se dedicando mais às suas atividades-fim.
Outra vantagem foi em relação à disponibilização de informações de áreas como controladoria e financeiro. Com a solução da IFS, passaram a ser acessadas em tempo real. Anteriormente, os programas disponibilizavam as informações somente após a virada do mês.
O diretor administrativo e financeiro da FURP, Guilherme Rocha, enfatiza que o ERP permitiu ter todas as áreas da empresa em uma única solução de gestão. “De fato, tivemos ganhos de produtividade, aumento de confiabilidade, integração de informações e redução no tempo dedicado a cada tarefa”, explica Rocha.
Site: Computerworld
Data: 10/06/2011
Hora: 07h30
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/06/09/furp-investe-r-7-5-milhoes-na-adocao-de-erp/