Estudo aponta que, em apenas quatro anos, a plataforma da Microsoft vai saltar de 3,8% para 20,3% do mercado mundial de smartphones.
Se muitos analistas ainda questionam os resultados efetivos da parceria entre Microsoft e Nokia, a consultoria IDC projeta que essa aliança permitirá que o sistema operacional Windows Phone torne-se o segundo mais usado em smartphones, até 2015, superando o iOS, da Apple.
Um relatório que acaba de ser divulgado pela IDC prevê que, nos próximos quatro anos, o Windows Phone vai saltar de uma participação de 3,8% de mercado para 20,3%. Com isso, só ficará atrás do Android, do Google, o qual concentrará 43,8% das vendas totais de smartphones, em 2015.
Para justificar esse salto, o levantamento aponta que, quando a Nokia incorporar a plataforma da Microsoft a seus equipamentos, vai garantir o impulso necessário ao Windows Phone, principalmente nas regiões em que a fabricante finlandesa tem hoje uma liderança forte de mercado. Além disso, a consultoria prevê que haja uma migração natural de parte dos usuários do Symbian para o sistema da Microsoft.
A grande virada, prevê a IDC, começará a ocorrer a partir de 2012, quando são esperados os primeiros smartphones da Nokia com o Windows Phone.
A pesquisa aponta também que o Android deve manter uma liderança crescente de mercado, nos próximos quatro anos. Enquanto que o iOS, usado nos dispositivos móveis da Apple, vai cair de uma participação de 18,2%, em 2011, para 16,9%.
O estudo prevê que, em 2011, o mercado mundial de smartphones deve acompanhar um salto de 55% no volume de unidades vendidas, com 472 milhões de equipamentos comercializados – contra 305 milhões no último ano. E, até o final de 2015, o setor deve dobrar de tamanho, com 982 milhões de equipamentos.
Site: Olhar Digital
Data: 10/06/2011
Hora: 12h08
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/idc_preve_que_windows_phone_vai_ultrapassar_sistema_da_apple_ate_2015