Brasil está na frente do mundo em uso de nuvem privada

13/06/2011

Enquanto o Gartner diz que o Brasil está atrasado na adoção de cloud computing, pesquisa da Avanade apontou que os CIOs do Brasil estão na frente de outros países em uso de computação em nuvem, pelo menos quanto a ambientes privados de cloud. O estudo mostrou que 59% das empresas pesquisadas no Brasil usam tal modelo de nuvem, fatia esta que é de 43% globalmente.

O relatório disse que das empresas que ainda não adotaram cloud privado no mundo, 34% pensam em seguir tal estratégia nos próximos doze meses. Já em termos de adoção geral da computação em nuvem, a pesquisa descobriu que 74% das empresas estão usando atualmente alguma forma de serviço em nuvem.

Entretanto, um em cada cinco executivos diz que é impossível gerenciar os diferentes serviços em nuvens dentro de suas organizações, enquanto outros 60% estão preocupados com a expansão das nuvens e a adoção não gerenciada de serviços em nuvens públicas.

Tal preocupação faz sentido, pontuou o relatório ao mencionar que um entre cada cinco participantes diz ter pessoalmente comprado um serviço de nuvem sem o conhecimento do departamento de TI. Para garantir a segurança – ponto crítico quando o assunto é cloud computing –, a pesquisa mostrou que 64% dos executivos entrevistados disseram estar investindo em treinamento para novos e atuais funcionários para aumentar a experiência em tecnologias de nuvens.

A pesquisa “A computação de nuvem amadureceu?” foi contratada pela Avanade junto à Kelton Research, uma empresa do setor e independente, em março e abril de 2011 e ouviu 573 altos executivos, tomadores de decisões de TI e líderes de unidades empresariais em grandes empresas localizadas em 18 países da América do Norte, Américo da Sul, Europa e Ásia-Pacífico.

Site: TI Inside
Data: 10/06/2011
Hora: 16h03
Seção: News
Autor: ------
Link: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?C=265