Congresso relança Frente Parlamentar de Pesquisa e Inovação

16/06/2011

Deputados e senadores relançaram nesta quarta-feira, 15/6, a Frente Parlamentar de Pesquisa e Inovação com o objetivo de avançar em leis que incentivem a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, além das tentativas de desburocratizar o processo de produção de ciência e tecnologia no país.

“A Frente ajuda a dialogar com os parlamentares para que o país entenda que o futuro depende do avanço da ciência, tecnologia e inovação. Só assim o Brasil dará um salto em direção à quinta ou sexta economia do mundo”, defendeu o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante o café da manhã que marcou o relançamento.

A Frente conta com cerca de 200 parlamentares e segundo seu coordenador, o deputado federal Paulo Piau (PMDB/MG), vai organizar a agenda legislativa do setor. “As prioridades são os marcos legais e a tentativa de desburocratizar o processo de desenvolvimento de C&T, seja para o desenvolvimento de pesquisas, aplicação de recursos e registro de patentes”, afirmou o deputado.

Além disso, a frente tem como ações a manutenção de um canal permanente de comunicação com as organizações que formam a cadeia brasileira da pesquisa e inovação; o fortalecimento e a consolidação da presença e do posicionamento dessas entidades no Congresso Nacional; e a promoção da alocação de recursos orçamentários e financeiros para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Site: Convergência Digital
Data: 15/06/11
Hora: 16h15
Seção: Inovação
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26646&sid=3