A empresa alega que a concorrente firmou contrato em setembro do ano passado, afirmando oferecer suporte de longo prazo ao software com processador Intel.
A Oracle se recusou a oferecer correções para bugs críticos aos clientes que usam os servidores Hewlett-Packard Intregrity como forma de convencer os usuários a adquirirem o hardware da empresa, alegou a HP em um processo ontem.
O motivo da acusação é a decisão tomada em março pela Oracle de parar o desenvolvimento de novas versões para o software do processador de alta qualidade Itanium da Intel. Os servidores Integrity da HP funcionam com chips Itanium e o processo afirma que a Oracle violou comprometimentos legais com a HP para minar a venda dos produtos da fabricante.
“O súbito desvio da Oracle de seu acordo de suporte de longo-prazo para a plataforma Itanium é um esforço para frustrar a concorrente HP e prejudicar clientes”, disse a fornecedora no processo, registrado na Corte Superior de Santa Clara, Califórnia.
A HP já havia reclamado que a Oracle estava causando problemas para clientes de companhias parceiras em violação do acordo com a empresa. O processo descreve em detalhes o que seriam táticas “coercivas” da Oracle.
Quando a Oracle anunciou o planejamento do suporte para o Itanium, afirmou também que continuaria a oferecer suporte para versões existentes do seu software para o processador Intel. Em vez disso, de acordo com a HP, a empresa se recusou a desenvolver versões atualizadas do programa para corrigir erros críticos.
“Oracle disse aos clientes que nenhuma correção está disponível e que para resolver o problema seria necessário migrar para a nova versão do software”, acrescenta o processo. “A empresa declarou que a próxima versão não iria funcionar em servidores Itanium, essa ação efetivamente força os clientes a abandonarem a escolha de usar servidores Itanium, favorecendo um hardware que eles não preferem.”
A Oracle também ofereceu a opção de doar novos hardwares para servidores “para maior oscilação e coerção dos clientes” para seus produtos.
Levar a questão ao tribunal aumenta a disputa entre as duas companhias que foi iniciada pela compra da Sun Microsystrems pela Oracle no começo do ano passado. A briga se intensificou quando a Oracle contratou o ex-CEO da HP, Mark Hurd, um mês após ser forçado a pedir demissão da empresa.
O processo é pesadamente redigido para ocultar a natureza do acordo entre as empresas, alegado violado, e algumas declarações legais da HP também não estão claras. Nos trechos visíveis, a HP está acusando a Oracle de quebra de contrato, difamação e interferência proposital com a vantagem econômica.
O porta-voz da Oracle se recusou a comentar alegações específicas do processo. Em depoimento, a Oracle negou qualquer ação incorreta e acusou a HP de ter enganado a empresa para que assinasse um acordo em setembro passado para continuar a oferecer o suporte para o Itanium, mesmo que a HP soubesse que a Intel planejava parar o desenvolvimento do processador.
“Acreditamos que a HP pediu à Oracle para oferecer suporte de longo prazo no acordo de setembro de 2010 porque a empresa já sabia sobre os planos da Intel de descontinuar o Itanium e estava preocupada com o que aconteceria quando a Oracle descobrisse isso”, disse o porta-voz.
A Intel não anunciou planos de parar o desenvolvimento do Itanium e tanto ela como a HP insistem em estar comprometidas a continuar com o projeto. O porta-voz da Intel, Kari Aakre, reiterou na última quarta-feira que os planos de oferecer ao menos mais duas gerações do Itanium, conhecidas como Poulson e Kittson.
Ainda assim, a Oracle disse que os planos da Intel “serão revelados em Corte”. Não está claro no processo da HP qual acordo a concorrente está violando. O porta-voz da HP não quis comentar o caso.
Algumas soluções que a HP quer ainda estão ocultas. A Companhia quer que a decisão da Oracle seja revertida pela Corte, prevenindo assim a empresa de fazer “depoimentos falsos e enganadores” sobre o Itanium, e pagar pelos danos morais, incluindo punições, afirma o processo.
Site: Computerworld
Data: 16/06/2011
Hora: 11h41
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2011/06/16/hp-processa-oracle-por-nao-oferecer-suporte-para-o-itanium/