Fabricante é acusada de ter infringido a tecnologia da IPCom, voltada a priorizar usuários nas redes de telefonia móvel.
Na mesma semana em que venceu uma batalha contra a Apple, a Nokia recebeu uma decisão desfavorável em relação ao uso de patentes. A justiça da Inglaterra definiu que a fabricante finlandesa infringiu as tecnologias da empresa alemã IPCom em alguns aparelhos 3G (terceira geração de telefonia móvel).
A decisão, divulgada nesta quinta-feira (16/6), teve como base um processo movido pela IPCom. A empresa acusava a Nokia de infringir a patente que permite priorizar os usuários nas redes de telefonia móvel.
A patente citada no caso foram originalmente desenvolvida pela fornecedora de acessórios automotivos Robert Bosch, como parte do sistema de telefonia móvel para carros. Em 2007, a IPCom comprou o direito de uso da tecnologia.
Um comunicado oficial da IPCom, divulgado pelo Wall Street Journal, destaca que trata-se da primeira vez em que a justiça da Inglaterra julgou procedente a violação de uma patente essencial às redes 3G (de terceira geração). A empresa também informou que pretende ser ressarcida por seus danos e pede o embargo das vendas dos telefones 3G da Nokia na Inglaterra.
A Nokia, por sua vez, destacou que a própria justiça britânica afirmou que o atual portfólio de produtos da companhia não infringe mais as patentes citadas pela IPCom. Por conta disso, a empresa disse que deve manter as vendas de equipamentos na Inglaterra.
Além disso, a Nokia ressaltou que discorda da visão da justiça de que a patente continua válida, mesmo quando a tecnologia passou por alterações. Por conta disso, a fabricante informou que deve recorrer da decisão de que alguns de seus equipamentos antigos violaram os direitos da IPCom.
Site: Olhar Digital
Data: 16/06/2011
Hora: 15h15
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/nokia_perde_briga_por_patentes