Oracle pede que Google pague bilhões de dólares pelo uso do Java

17/06/2011

O valor seria referente a um processo por infração de patentes no sistema operacional Android.

Por meio de um documento encaminhado à Suprema Corte dos Estados Unidos, a Oracle informa que espera receber bilhões de dólares no processo em que acusa o Google de infringir suas patentes no sistema operacional Android, utilizado em smartphones.

O processo contra o Google foi aberto em agosto de 2010 e refere-se ao uso indevido de patentes e de propriedade intelectual relacionadas ao Java. Esta última, linguagem de programação que passou a pertencer à Oracle depois que a empresa comprou a Sun Microsystems, em janeiro de 2010.

No documento enviado nesta quinta-feira, a Oracle acusa o Google de tentar esconder, por meio de informações encaminhadas à justiça, que os danos pela infração das patentes Java no Android estão estimados na casa dos bilhões de dólares.

A Oracle pede ainda que a Suprema Corte torne públicas as informações utilizadas pelo Google para se defender nesse caso.

De acordo com notícia divulgada pela Reuters, representantes do Google não quiseram comentar o assunto.

Uma pesquisa da IDC aponta que o Android deve ser o sistema operacional mais utilizado em smartphones ao longo de 2011, com 38,9% de todas as vendas mundiais. Além disso, as expectativas são de que a plataforma do Google mantenha a liderança de mercado nos próximos cinco anos.

Site: Olhar Digital
Data: 16/06/2011
Hora: 17h38
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/oracle_pede_que_google_pague_bilhoes_de_dolares_pelo_uso_do_java