Fabricar tablets com Windows 8 pode prejudicar a Microsoft

20/06/2011

Entrar no jogo da Apple é um erro para a Microsoft e o mercado de tablets é importante demais para a Microsoft falhar novamente.

A história mostra que a Microsoft raramente desenvolve um hardware, e quando desenvolve, as coisas não dão muito certo. Os tablets não serão exceção. Acredito que se a Microsoft  se animar e tentar fabricar um tablet próprio com Windows 8, será um grande erro. Por quê?
Primeiro porque o marketing do hardware Microsoft sempre foi equivocado. A fraca divulgação do media player Zune o fez perder muita força contra o poderoso iPod. O Kin, smartphone de alto custo e focado em redes sociais, projetado para os jovens,  morreu no lançamento. O. Xbox 360 é a exceção à regra.

Outro motivo para a empresa não pegar a estrada da fabricação de hardwares é a de que o sistema operacional Windows para PCs está funcionando muito bem em chips fabricados por parceiros. O Windows tem uma margem de lucro que a maior parte dos CEOs nem consegue imaginar. Por que mexer em time que está ganhando?

Por falar em fornecedores parceiros de hardware, a Microsoft estaria mesmo em posição de competir com empresas como Samsung, Toshiba e Dell, que rodam muito bem o OS móvel da Google em seus tablets?

No mercado dos smartphones, fabricantes de hardware só tem olhos para o Android, enquanto o Windows Phone 7 continua de lado. Por que isso seria diferente com nos tablets? Por causa da promessa do Windows 8?

De fato, os tablets são muito mais importantes que celulares. O Windows é uma enorme fatia dos negócios  da Microsoft e suas plataformas móveis não são. É por isso que a empresa deve ter boas relações com os parceiros de  hardware e uma boa maneira de fazer isso é NÃO competindo com eles.

Em reportagem publicada na DigTimes, o editor de negócios internos e ex-analista da Microsoft, Matt Rosolf, conjectura  que a empresa provavelmente está trabalhando com fornecedoras taiwanesas para projetar tablets que possam ser cadastrados por operadoras de telefonia. Ou talvez a Microsoft esteja apenas criando referências de design para estabelecer padrões de tablet e esperar que fornecedoras de hadware sejam convencidos a segui-los.

“Mas a empresa está criando seus próprios tablets”, escreveu Rosoff. “Isso é loucura”.
Entrar no jogo da Apple é um erro para a Microsoft e o mercado de tablets é impotante demais para a Microsoft  falhar novamente com hardware de fabricação própria. O lucro real está no software e a empresa seria louca se esquecesse isso.

Site: CIO
Data: 17/06/2011
Hora: 07h58
Seção: Opinião
Autor: Shane O'Neill
Link: http://cio.uol.com.br/opiniao/2011/06/17/fabricar-tablets-com-windows-8-pode-prejudicar-a-microsoft/