O Programa Ginga Brasil está recrutando até o dia 2 de julho candidatos que queiram atuar como multiplicadores para a propagação do conhecimento sobre como gerar programas interativos para TV digital. Eles serão os responsáveis por formar novos produtores de conteúdos interativos na segunda fase do projeto, quando deverão ministrar durante o mês de janeiro de 2012 cursos de desenvolvimento de aplicações NCL e Lua em suas comunidades.
Os interessados podem escolher entre quatro desdobramentos do projeto, o Ginga Brasil II, o Ginga-Rio, o Ginga-Maranhão ou o Ginga-TVU. Antes de efetuar a inscrição, é importante que os candidatos observem os requisitos indispensáveis, e aqueles que priorizarão a sua escolha como participante. Eles variam de acordo com o segmento do programa.
Para atuar como multiplicador do Ginga Brasil II serão selecionados até dois participantes de cada estado (até 15 no máximo) da Federação, exceto dos estados do Rio de Janeiro e Maranhão. Para o Ginga-Rio e o Ginga-Maranhão serão selecionados até 25 participantes de cada estado, e no Ginga-TVU atuarão até 25 participantes provenientes das TV Universitárias de todo o Brasil.
Os candidatos que queiram realizar a inscrição devem apresentar os documentos comprobatórios (em PDF) dos requisitos exigidos para a participação, e dos requisitos que priorizarão a seleção. Eles devem ser enviados para o endereço [email protected] até o dia 3 de julho. A ficha de inscrição devidamente preenchida também deve ser enviada dentro desse prazo.
Os interessados em participar do Ginga Brasil II contam com a possibilidade de enviar os documentos e a ficha de inscrição via correio. O endereço é Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Informática, Programa Ginga Brasil. Rua Marquês de São Vicente 225. CEP: 22453-900 Rio de Janeiro, RJ. Serão aceitas as propostas que chegarem ao destino até o dia 2 de julho.
O Ginga Brasil é parte do projeto “IPTV.br: Serviço Multimídia de Banda Larga para Inclusão Social”. Tem como premissa básica que a verdadeira inclusão não se dá apenas pelo direito de acesso à informação, mas também pelo direito ao conhecimento sobre como gerar informações. Nessa linha, o programa tem como foco o treinamento para desenvolvimento de aplicações para TV digital na linguagem NCL e sua linguagem de script Lua.
Para saber quais são os pré-requisitos para participar de cada segmento, ou para mais informações, clique aqui.