Investir grandes quantias em storage pode tornar irrealizáveis os projetos de infraestrutura virtual. Por isso, saber sobre o valor do ROI e suas implicações é fundamental.
Se você está prestes a considerar uma infraestrutura de desktop virtual (VDI), eis um conselho: é preciso entender o que os custos com armazenamento podem representar no futuro. O aumento inesperado de despesas com storage têm atrasado ou parado projetos de VDI. Para evitar esse problema, é necessário compreender o valor do retorno sobre o investimento (ROI) do projeto antes de começá-lo. Para isso, certifique-se de compreender três as implicações abaixo:
Problema 1: Evolução do custo do Gigabyte para armazenamento
Quando a empresa migra de desktops físicos para virtuais, está, ao mesmo tempo, saindo de um ambiente distribuído para outro de armazenamento centralizado. A maioria dos dispositivos de armazenamento está conectado ao atual desktop físico e é baseado em Integrated Drive Electronics (IDE). O armazenamento centralizado, no entanto, será baseado em enterprise-class.
Essa estrutura será necessária para apoiar a escalabilidade, mas também, em razão de uma série de questões operacionais relacionadas com o desempenho, a alta disponibilidade, a valorização e o gerenciamento.
Storage baseado em IDE é disponível por cerca de 10 centavos de dólares o Gigabyte em lojas como a Fry’s. Armazenamento enterprise-class vai elevar o custo por GB em, no mínimo 30 vezes, se você contar com um storage baseado em SATA, e em mais de 100 vezes se estiver olhando para armazenamento FC, que suporta a funcionalidade crítica centralizada, como caches de alto desempenho e multi-path I/O.
Você não conseguirá criar o armazenamento de dados centralizado necessário para viabilizar projetos de VDI sem usar tecnologias de storage baseadas em enterprise-class. Portanto, você terá de levar em consideração os custos adicionais necessários para o armazenamento VDI.
Problema 2: Como VDI, aumenta a necessidade de armazenamento
Se os administradores usarem a experiência para configurar o storage em servidores físicos para estimar as necessidades dos ambientes baseados em VDI, vão se surpreender ao descobrirem que será necessário comprar de 30% a 50% a mais de armazenamento para garantir os requisitos de desempenho.
Por que isso acontece? Basicamente, os padrões de I/O gerados em ambientes VDI, em que você pode ter de 50 a 70 desktops virtuais, cada um com seu próprio I/O sendo executados em um único servidor físico, acabam sendo significativamente mais intensos do que em ambientes físicos.
À medida que administradores adicionam mais hardware, por exemplo, mais eixos de disco, discos sólidos etc, para voltar à meta de desempenho original, os custos aumentam. Você pode atingir as metas de desempenho antes de extrapolar o orçamento de armazenamento, ou talvez não. Mas, de qualquer forma, gasta-se muito mais com armazenamento do que o planejado inicialmente.
Problema 3: Mais armazenamento aumenta os custos de administração
Se a área de TI da empresa na qual você trabalha for semelhante a de outras, pelo menos parte da razão pela qual você está olhando para VDI é diminuir a gestão e os custos administrativos associados a tarefas como gerenciamento de patch e atualizações, e ainda conquistar um certo nível de padronização das ferramentas.
Ao migrar para um ambiente centralizado de gestão com desktops virtuais, não há dúvida de que há benefícios em relação ao desempenho, segurança, recuperação de ativos corporativos críticos, etc. Mas, talvez, haja claramente um custo adicional que pode não ter sido calculado antes.
Assim, você contará com uma sobrecarga de gerenciamento adicional contra uma capacidade de armazenamento base que pode ser de 30% a 50% maior do que no passado (quando você não estava administrando o ambiente).
Backup é um caso à parte. Provavelmente, você não fazia o backup do storage antes. Com a centralização do storage, você pode garantirá que o ambiente será acompanhado regularmente por administradores qualificados. Por exemplo, você pode contar com um volume de 10TB que não contava antes com backup, e fazer cópias de segurança de 13TB a 15TB. Por isso, ainda precisará levar em consideração os custos adicionais do armazenamento secundário necessário para apoiar as operações de proteção de dados.
Como manter os cutos do VDI?
Já deve ter ficado claro que você terá de fazer algumas reflexões importantes sobre como gerenciar o armazenamento nos ambientes de VDI se a sua ideia for manter os custos sob controle. Depois de ter o storage sob cuidados dos administradores, há uma série de tecnologias que podem ajudar a reduzir as necessidades de armazenamento em geral.
Essas soluções incluem, mas não estão limitados a: arquiteturas de armazenamento virtual que aumentem os IOPS por eixo de disco em 3x a 10x; tecnologias de otimização de capacidade de armazenamento, como thin provisioning e desduplicação de dados que podem economizar até 90% sobre os requisitos de capacidade; plataformas escaláveis, bem como a utilização de armazenamento em camadas para tirar proveito do melhor custo-benefício das tecnologias de storage, sem deixar de atender às exigências de desempenho.
Compreender a melhor forma de aproveitar essas tecnologias de armazenamento para minimizar o tamanho do storage necessário para atender às exigências de desempenho de VDI da empresa é a melhor maneira de manter baixos os custos gerais de armazenamento. E esse pode ser um longo caminho para reequilibrar a estrutura de custos, viabilizar projetos de VDI e assim obter um ROI positivo.
Site: CIO
Data: 20/06/2011
Hora: 09h01
Seção: Gestão
Autor: Eric Burgener
Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2011/06/20/custos-de-armazenamento-pode-inviabilizar-a-virtualizacao-de-desktops/