Microsoft aproveita tumulto do Firefox 4 para promover o IE9

28/06/2011

Fabricante do Windows pega carona na discussão sobre fim do suporte ao FF4 e avisa: seu IE9 terá suporte até 2020 para clientes corporativos.

Um executivo da Microsoft aproveitou o recente tumulto causado pelo fim do suporte ao navegador Firefox 4.0, da Mozilla, para promover o Internet Explorer em seu blog pessoal.

Diretor do IE na Microsoft, Ari Bixhorn escreveu na última quinta-feira (23/6), em seu blog pessoal, que acha “que fala por todos quando diz que gostaríamos de conseguir de volta o nosso mercado”. “Nós temos uma grande solução para clientes corporativos com o IE8 e o IE9 e acreditamos que podemos ajudar a resolver os problemas atuais enfrentados pelas empresas”.

A postagem de Bixhorn foi uma carta aberta a John Walicki, gerente do mercado corporativo e móvel do gabinete do CIO da IBM. Mais cedo, na última quinta-feira, Walicki e outros anunciaram insatisfação com a decisão de Mozilla de retirar o suporte à versão 4.0 de seu navegador, após lançar o Firefox 5, nesta semana.

"Chute no estômago"
Em um comentário postado no blog de Michael Kaply, um consultor especializado em personalização do Firefox, Walicki chamou a decisão da Mozilla de “um chute no estômago”.

O executivo da IBM também disse que a empresa tem 500.000 usuários corporativos - no ano passado, a IBM tornou padrão o uso do navegador da Mozilla para novos computadores - e reclamou que haviam terminado os testes do Firefox 4 e a companhia planejava instalar a nova versão substituindo o atual Firefox 3.6.

“Agora estou em uma posição terrível para implantar a versão 4, que potencialmente terá falhas não corrigidas, reiniciar os testes com o Firefox 5 ou ficar com o Firefox 3.6x, que ainda tem suporte”, escreveu Walicki.

Bixhorn aproveitou rapidamente a oportunidade.

“Embora eu não esteja em posição para questionar a abordagem da concorrente, eu gostaria de usar a oportunidade para esclarecer o comprometimento da equipe do Internet Explorer com nossos clientes corporativos e suporte”, afirmou o executivo da Microsoft. As empresas sempre foram e continuarão sendo um mercado importante para nós”.

Ele também lembrou Walicki quanto ao longo período de suporte para cada versão diferente do IE, “contanto que a versão do Windows usada ainda tenha suporte”. Isso significa que o IE9 terá suporte até 2020, acrescentou o executivo da Microsoft.

A Mozilla retirou o suporte ao Firefox 4 três meses após seu lançamento em março.

Posição clara
O diretor do Firefox, Asa Dotzler, deixou claro que não considera que valha a pena dar suporte a usuários corporativos.

Em diversos comentários na postagem sobre o assunto no blog de Kaply, Dotzler não mediu as palavras.“O mundo corporativo nunca foi o nosso foco. Não imagino por que focaríamos esses ambientes com quais você tanto se importa”, afirmou Dotzler.

Alguns leitores ficaram confusos com os comentários.

“Desculpe, Asa...eu sinceramente não sei se isso é uma piada ou se você realmente acha que o mundo ama tanto assim o Firefox”, disse um internauta identificado como Eric.

Mas Bixhorn tinha certeza de ter entendido a mensagem da Mozilla.

“E John [Walicki], como você disse, a recente decisão da Mozilla de acelerar o passo nos lançamentos de novas versões do software só acentua o problema de manter suporte apenas para a edição mais recente”, disse Bixhorn.

“Me avise se você quiser conversar mais sobre isso”, concluiu o executivo da Microsoft postando seu e-mail no fim da mensagem.

Site: IDG Now!
Data: 27/06/2011
Hora: 9h
Seção: Computação Corporativa
Autor: Gregg Keizer
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/06/24/microsoft-aproveita-tumulto-do-firefox-4-para-promover-o-ie9/