Polícia tem como identificar hackers que atacaram governo, diz especialista

28/06/2011

Marcelo Lau destacou que não existe anonimato absoluto na internet e que é possível rastrear os cibercriminosos mesmo no exterior.

O especialista em crimes eletrônicos e cibersegurança Marcelo Lau, informou que é possível rastrear os responsáveis pelos diversos ataques aos sites ligados ao governo brasileiro, realizados na última semana. Em entrevista à Radio Nacional, Lau afirmou que a Polícia Federal tem os instrumentos necessários para identificar os hackers, mesmo se eles estiverem no exterior e usando diversos computadores.

De acordo com o especialista, não existe anonimato absoluto na internet. “As máquinas fazem os registros”, afirmou Lau, destacando que a PF está muito bem equipada e, casos os hackers estejam fora do Brasil, será apenas um caminho mais longo.

Ele destacou também que, apesar dos hackers afirmarem que trata-se de uma forma de protesto, expor deliberadamente alguns tipos de dados é crime, sujeito à detenção dos responsáveis.

Em relação aos ataques, eles tiveram início na madrugada de quarta-feira (22/6). Na ocasião, os hackers tentaram invadir dois sites ligados à presidência e à Receita Federal. Em seguida, atacaram a página da Petrobrás, do Ministério do Esporte e do IBGE. Dois diferentes grupos, o LulzSec e o Fail Shell, são os supostos responsáveis pelas ações.

Na sexta-feira (24/6), o perito criminal federal Jorilson Rodrigues informou que dificilmente os ataques conseguiram capturar informações sigilosas do governo. Uma informação contestada pelos hackers, que chegaram a divulgar parte dos documentos no Twitter do LulzSecBrazil - suposto braço do Lulz Sec no país.

Site: Olhar Digital
Data: 27/06/2011
Hora: 11h24
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/policia_tem_como_identificar_hackers_que_atacaram_governo_diz_especialista