Dados móveis geram R$ 2,1 bi no 1º tri no Brasil

28/06/2011

A Acision, empresa especializada em dados móveis, divulgou nesta segunda-feira, 27/06, os resultados da 8ª edição do MAVAM (Monitor Acision de Valor Adicionado Móvel). Com base no primeiro trimestre deste ano, a nova edição do estudo apontou um crescimento de 31% na venda de serviços agregados pelas operadoras móveis. Com o crescimento, o valor das vendas chegou a R$ 2,1 bilhões, ou 18% das vendas líquidas das teles móveis.

De acordo com o Rafael Steinhauser, presidente da Acision para a América Latina, a venda de serviços agregados continua crescendo no País, mas ainda está distante dos volumes verificados na Europa e na Ásia, por exemplo. O executivo lembrou que, contra os 18% registrados pelas operadoras locais, a média mundial é de 33%. “Há casos como o do Japão, onde a NTT DoCoMo tem 54% de suas vendas em serviços e na Europa várias operadoras estão atingindo os 50%”, disse.

Entre os serviços avaliados pelo estudo estão messaging, propaganda e marketing móveis, mobile banking, redes sociais e conteúdo. Apesar de estar atrás da média mundial, o Brasil representa hoje 26% do mercado latino-americano, representando por 45% do mercado de internet móvel e 17% do mercado de SMS (short message services).

O crescimento no consumo de dados móveis, de acordo com o estudo, foi impulsionado pela venda dos minimodems 3G e de smartphones. Hoje o Brasil conta com 24 milhões destes dispositivos e a internet móvel já representa 48% das vendas de serviços pelas operadoras móveis, seguida por SMS e MMS (41%). Com isso, a receita líquida com a venda de banda larga móvel cresceu 54% no período.

O estudo avaliou também os hábitos de navegação dos usuários brasileiros de banda larga móvel, e constatou que o serviço via telefone é utilizado basicamente para uso pessoal em 76% dos casos. Deste total, 32% utilizam a banda larga móvel para acesso a redes sociais. No caso dos minimodems, o uso para leitura de e-mails representa 22% do tempo de navegação, seguido por acesso a web e redes sociais, com 20% cada.

O uso de SMS também cresceu, com os usuários brasileiros enviando, em média, 22 SMS por mês. Isso equivale a R$ 878 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação ao período anterior, mas ainda longe de outros mercados.

Para Steinhauser, este processo de amadurecimento do mercado de serviços de dados móveis vai exigir que as operadoras deem atenção à qualidade da oferta de pacotes e produtos. “Novos investimentos em tecnologia devem ser planejados para que ocorra a efetiva retenção dos novos usuários, permitindo um crescimento saudável e sustentável”, completa.

Site: Convergência Digital
Data: 27/06/2011
Hora: 16h23
Seção: Internet Móvel 3G
Autor: Fábio Barros
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26730&sid=17