Empresa francesa processa Google em 295 milhões de euros por prática desleal

29/06/2011

Em processo, 1plusV acusa a gigante de ter colocado 30 motores verticais de busca em uma lista negra e de promover seus próprios serviços.

Uma empresa francesa entrou com um processo contra a Google, acusando-a de práticas anticompetitivas e pedindo uma indenização de 295 milhões de euros (cerca de 672 milhões de reais).

Aberto pela 1plusV, o processo acusa a Google de colocar numa lista negra 30 motores verticais de busca que foram criados pela empresa para atingir mercados específicos. A Google também é acusada de manipular os resultados de busca com a intenção de promover seus próprios serviços, deixando os concorrentes em segundo plano.

Se esses 30 motores de busca tivessem sido admitidos pela Google, teriam gerado vendas de 30 milhões de euros, alegou a 1plusV. A empresa afirmou que as práticas anticompetitivas da Google causaram perdas de lucros da ordem de 295 milhões de euros, um número que teria sido estimado pela consultoria Microeconomix.

A 1plusV indica que sua queixa por danos inclui os lucros que teria obtido se tivesse vendidos seus motores de busca em vez de simplesmente continuar a operá-los. Ela aponta que um negócio similar de busca híbrida, chamado Aardvark, foi vendido por cerca de 50 milhões de dólares, ou oito vezes o valor de suas vendas, e atualmente poderia ser vendido por mais. A Google comprou a Aardvark em fevereiro de 2010.

Não é a primeira disputa legal entre a Google e a 1plusV. Em fevereiro de 2010, a 1plusV apresentou uma queixa antitruste contra a Google na Comissão Europeia, a autoridade antitruste da Europa. Essa queixa manifestava a preocupação com o tratamento dado pela Google à eJustice.fr, subsidiária da 1plusV. Como resultado, a Comissão iniciou em novembro uma ampla investigação das práticas de negócio da Google. A 1plusV entrou com outra queixa em fevereiro deste ano.

Uma porta-voz da Google afirmou que a empresa acabou de receber a queixa e não pode comentá-la em detalhes. “Nós sempre tentamos fazer o melhor pelos nossos usuários. É um princípio chave que norteia nossa companhia e iremos em frente para explicar isso”, afirmou.

A 1plusV também desmentiu as insinuações de que a empresa seria um fantoche das maiores rivais da Google. Em comunicado, ela negou explicitamente que tenha ligações com a organização Iniciativa por um Mercado Online Competitivo (Icomp), a Microsoft ou o Facebook, e afirmou que suas ações legais são autofinanciadas.

Site: IDG Now!
Data: 28/06/2011
Hora: 11h12
Seção: Mercado
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/06/28/empresa-francesa-processa-google-em-295-milhoes-de-euros-por-pratica-desleal/