Relatório da IDC aponta para uma mudança na forma como os fornecedores ganham dinheiro com as soluções.
Uma pesquisa realizada pela IDC aponta que o faturamento mundial obtido com o download de aplicativos móveis deve passar de US$ 10,7 bilhões, em 2010, para US$ 182,7 bilhões, em 2015. O que representa um crescimento de quase 18 vezes, em apenas cinco anos.
A consultoria destaca que esses números impressionantes não estão só relacionados a uma maior demanda dos usuários, mas também refletem uma evolução dos fornecedores. Isso porque, a IDC prevê que os desenvolvedores de software saiam de um modelo no qual eles ganham pelo download de aplicativos para um no qual eles usam essas soluções para estimular novos modelos de negócio.
“Essa mudança fica mais evidente na categoria de aplicativos gratuitos, na qual os usuários podem comprar uma versão com mais funcionalidades ou adquirir ferramentas adicionais”, detalha o relatório. Um bom exemplo, segundo a IDC, é o que aconteceu na indústria de games, na qual as empresas permitem que os jogadores paguem para ter acesso a recursos específicos.
Para Scott Ellison, vice-presidente de plataformas para mobilidade e conectividade da IDC, os desenvolvedores têm trabalhado para garantir a sustentabilidade dos negócios em longo prazo.
Ainda segundo ele, existe uma tendência de que os modelos de vendas se baseiem em três ambientes: lojas de aplicativos, compra de ferramentas e anúncios.
Site: Olhar Digital
Data: 28/06/2011
Hora: 12h17
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/setor_de_aplicativos_moveis_vai_passar_de_us_10_para_us_182_bilhoes_ate_2015