Palestra de lançamento do Rio Info 2011 discutiu "Inovação e Tecnologias Emergentes"

17/06/2011

Com a palestra “Inovação e Tecnologias Emergentes”, ministrada por Martha Gabriel, foi lançado oficialmente na quarta-feira, dia 15 de junho, o Rio Info 2011. A palestrante, que é diretora de tecnologia da New Media Developers, palestrante internacional nas áreas de internet, arte e marketing, e professora de diversos cursos de MBA pelo Brasil, abordou assuntos relacionados a diversos aspectos da inovação que determinam a criação e o lançamento de novos produtos.

Inicialmente, Martha destacou a importância de a empresa introduzir novos produtos que sejam capazes de agregar valor de forma ampla e perceptível para os clientes. Assim, ela poderá aumentar sua receita. Isto porque com a competição acirrada, o ciclo de vida dos produtos é encurtado constantemente e as empresas não conseguem mais aumentar sua receita vendendo os mesmos produtos e serviços para a mesma carteira de clientes em um curto espaço de tempo. Para as empresas que estão inseridas em um segmento competitivo, aumentar o valor do produto é um risco.

A palestrante ressaltou, também, a diferença entre inovação e invenção: “Inventar é criar e tende a ser ruptura enquanto a inovação reside no fato de ter compromisso de buscar o foco nas boas ideias existentes e especialmente no fato de que não há mal algum em tomar emprestada uma ideia que já exista, desde que respeitadas às questões éticas e de propriedade industrial e intelectual”, explicou. E aproveitou para destacar a criatividade como principal geradora de inovações.

Ao final da palestra foram apresentados alguns cases inovadores de grande sucesso, como o caixa 24horas, desenvolvido pelo Citibank, e as novas possibilidade geradas pelo QR Code, um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno.

O presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (SEPRORJ) e coordenador geral do Rio Info 2011, Benito Paret, destacou o crescimento do evento através dos anos até se tornar o maior encontro de tecnologia e negócios do Brasil. Afirmou que o mesmo está pautado pelos temas que definirão os rumos dos negócios da TI (tecnologia da informação) nos próximos anos: “Temos uma programação que apresentará as tendências às empresas. No Rio Info 2011 incentivamos o debate, para que empresários e usuários entendam melhor o universo da informática e saibam definir as oportunidades para seus investimentos e expansão de negócios, ou suas compras de serviços. Simultaneamente fomentamos a realização de negócios, inclusive com a presença de empresas vindas de cerca de 15 estados brasileiros e de vários países.”

O Rio Info é o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) do país, e será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. Reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e negócios. É um espaço para apresentação de ideias e troca de experiências.