IBM passa a oferecer produtos Rational na nuvem

05/07/2011

A nuvem é estratégica para a IBM e para todas as suas unidades de negócios. Tanto é assim que a IBM Brasil começa a replicar no Brasil, a venda da linha Rational como serviço, já existente na Argentina e no México. A parceira escolhida foi a Audare, com forte presença na Região Sul do país.

Estão em oferta serviços na área de Testing as a Service, Security as a Service e Portfolio Management as a Service. O cliente assinará uma proposta de serviços específicos para ele e a distribuidora colocará à disposição os produtos na nuvem, com um contrato de parceria com a IBM.

Inicialmente, explica a IBM, a oferta estará válida para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas novas parcerias estão sendo costuradas para ampliar a oferta para todo o país. Para Pedro Britto, gerente de Software Rational da IBM Brasil, usar SaaS na área é uma maneira de simplificar os processos. "Os clientes vão dedicar seu tempo ao negócio. Software e hardware não serão mais a prioridade de compra. Eles terão serviço", declara.

No caso da linha Rational, voltada para grandes clientes, há ainda um ganho extra. “O cliente evita gastos com manutenção e desenvolvimento, já que poderá pagar pelo serviço oferecido pelo parceiro em um projeto no qual os produtos de Rational ficam na nuvem”, complementa Pedro Britto.

O novo acordo segue os moldes da oferta das ferramentas de colaboração social da linha Lotus da IBM que já são disponibilizadas via SaaS. O modelo SaaS flexibiliza as opções de aquisição de licenças da companhia, apresentando uma proposta de valor com serviços para as necessidades dos clientes e não apenas produtos de software.

Site: Convergência Digital
Data: 04/07/2011
Hora: 10h43
Seção: Cloud Computing
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26794&sid=97