Spams caem 82,2% em um ano, mas superbug ameaça usuários

05/07/2011

Mensagens indesejadas caíram de 225 bilhões, em junho de 2010, para 40 bilhões em 2011. Enquanto isso, bug TDL-4 atingiu 4,5 milhões de PCs.

A quantidade de spams disparados no mundo caiu 82,2% em um ano, segundo pesquisa da Symantec. Em junho de 2010, 225 bilhões de e-mails indesejados eram enviados por dia. Em 2011, o número caiu para 40 bilhões.

O motivo para a queda, segundo especialistas de segurança, foi a ajuda dos provedores de internet. O gráfico abaixo mostra uma queda acentuada a partir do desligamento da rede de spam "Rustock", responsável por 40% dos e-mails indesejados da web. A rede foi temporariamente desligada em dezembro, voltou e, em março, foi desativada definitivamente.
Essa é a parte boa da notícia.

A ruim é que, no lugar de spam, um novo superbug chamado TDL-4 está se espalhando, segundo o site Mashable, e ele é capaz de remover todos os malwares do seu PC e substituí-los por dezenas de vírus mais perigosos. Há quem diga que o TDL-4 já infectou 4,5 milhões de computadores pelo mundo, e que ele usa um tipo de criptografia que dificulta a análise por parte de especialistas. Esse bug está sendo usado em e-mails falsos para realização de fraudes bancárias e roubo de senhas.

Não há informações da origem do bug. Por enquanto, o melhor a fazer é o de sempre: evitar e-mails suspeitos e contar com a caixa de spam do seu serviço para não ter contato com essas mensagens indesejadas.

Se você quiser saber como fazer sua parte e denunciar spammers, clique aqui

Site: Olhar Digital
Data: 04/07/2011
Hora: 13h24
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/spams_caem_822_em_um_ano_mas_superbug_ameaca_usuarios