Fraudload.OR lidera ritmo de infecções na Internet

08/07/2011

Relatório da Fortinet, provedora de segurança de rede e fornecedora de soluções de gerenciamento unificado de ameaças (UTM), revela que o mais proeminente vírus detectado em junho pelo FortiGuard® Labs foi, mais uma vez, o Fraudload.OR, que muitas vezes se disfarça sob a forma de falsos programas embora ele também tenha a capacidade de baixar outros trojans e malware para um sistema infectado. O Fraudload.OR é responsável por mais de um terço de novos incidentes malware durante as últimas semanas.

Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 07/07, o Fraudload.OR tem sido muito ativo durante quase dois meses, sem dúvida alimentado pelo sucesso dos carregadores FakeAV como o Fraudload.OR percebeu.

Recentemente, contas bancárias pertencentes a um operador FakeAV foram congeladas pelo procurador Distrital dos Estados Unidos. Cerca de 15 milhões de dólares estavam nessas contas, ressaltando a riqueza que tais operadores podem alcançar utilizando um golpe há bem mais de três anos.

Também no topo das paradas de ataques está o MS.IE.CSS.Self.Reference.Remote.Code.Execution (CVE-2010-3971). Essa vulnerabilidade afeta o Explorer 8, bem como versões anteriores, e é acionada pela simples visualização de uma página web que hospeda uma folha estilo CSS malicioso. A maioria das atividades para esse ataque foi observada em meados do mês, particularmente na América do Sul e na Argélia.

“Nós estamos de fato adentrando em uma nova era da segurança cibernética, aquela em que medidas pró-ativas estão sendo postas em prática e os ataques de junho comprovam a importância da atualização dos patches para ajudar a evitar a exploração por um código malicioso”, relata Derek Manky, estrategista de segurança sênior da Fortinet.

Site: Convergência Digital
Data: 07/07/2011
Hora: 12h22
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26855&sid=18