De acordo com uma pesquisa realizada pela ESET, fornecedora de solução para detecção de ameaças pró-ativas, 80% dos usuários de smartphones não possui soluções de segurança, mesmo considerando algo necessário para a adequada proteção de seus dados e equipamentos.
“Na atual era da conectividade, os smartphones têm características semelhantes às de qualquer computador desktop ou laptop e armazenam tanto ou mais informações do que estes equipamentos. Eles também têm algumas características específicas de alta sensibilidade: são mais propensos a serem roubados ou extraviados e, além disso, são freqüentemente conectados a redes sem fio, cuja segurança é desconhecida”, comentou Camillo di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.
Segundo a última pesquisa realizada pela equipe de análise e investigação da ESET América Latina, os usuários da região sinalizam o roubo de informações como a principal preocupação a respeito dos ataques em seus dispositivos móveis, com 36,8% do total de respostas.Isto se deve, entre outras razões, ao fato de um dispositivo móvel poder armazenar uma grande quantidade de informações e ser capaz de ficar sempre conectado, acessar e-mails, redes sociais e navegar pela web.
Com a alta concentração de dados que podem ser armazenados, se um hacker conseguir infectar o aparelho, ele terá acesso a vida privada dos usuários, capturando os seus dados pessoais e até informações relacionadas ao seu trabalho - sendo também um risco no vazamento de informações sigilosas da empresa.
Em segundo lugar, com 27,6%, os usuários destacam entre as suas preocupações tanto o ataque de código malicioso como o roubo físico do dispositivo. Finalmente, o recebimento de spam via mensagem de texto está em último lugar, com 8% das respostas.
Alinhado a isso, ao serem consultados sobre a importância de se ter uma solução de segurança para smartphones, 94,3% dos entrevistados considerou necessário a proteção de seus equipamentos a fim de salvaguardar as suas informações. No entanto, mais de 80% não têm qualquer software de segurança em seus dispositivos móveis.
Site: Convergência Digital
Data: 08/07/2011
Hora: 12h
Seção: Internet Móvel 3G
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26863&sid=17