Um estudo conduzido pelo grupo Chetan Sharma Consulting revela que a indústria da telefonia celular movimentou US$ 1,3 bilhão nos primeiros seis meses de 2011. Isso significa que o setor responde, nesse momento, por 2% do Produto Interno Bruto mundial.
A internet móvel mostra a sua força ao alcançar uma receita de US$ 300 milhões no período. O levantamento também apura que a indústria celular arrebatou, em 15 meses, 1 bilhão de novos usuários com dispositivos conectados. Vale lembrar que o primeiro bilhão levou 20 anos para ser alcançado. Expectativa da consultoria é que, até o final do ano, existam 6 bilhões de usuários da telefonia celular.
O mercado global de smarthpones respondeu por 26% do total da telefonia móvel - e há um grande mercado emergente para ser conquistado, entre eles, o Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 50% dos usuários já compram os terminais inteligentes.
A consultoria também avaliou o mercado de tablets. No estudo, a Apple - dona do iPad - mostra a sua força e, segundo o estudo, essa tendência não deve ser modificada num curto prazo, mesmo com o acirramento da competição e da entrada de outros titãs no segmento.
Já na área de sistemas operacionais para dispositivos móveis haverá uma disputa maior entre o Windows e Android não apenas no mundo dos smartphones, mas principalmente nos tablets. E essa briga poderá ter um vencedor: o consumidor. Isso porque, avaliam os analistas, o preço do dispositivo deverá registrar uma queda nos próximos meses.
Site: Convergência Digital
Data: 11/07/2011
Hora: 10h23
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26874&sid=8