Tablets 3G vendem "muito devagar", aponta IDC. E a culpa é das operadoras

12/07/2011
Para empresa de pesquisas, clientes de operadoras móveis que já têm smartphone não estão dispostos a pagar por mais um plano de dados.

As vendas de tablets com tecnologia 3G fracassaram porque os clientes não querem pagar planos de dados além do que já usa nos smartphones, aponta o analista da empresa de pesquisas IDC, Bob O’Donnell.

“O 3G em tablets é falso. Ninguém quer pagar pela transmissão de dados”, afirmou o analista à Computerworld/EUA.

O’Donnell disse que “centenas de milhares” de tablets 3G ainda estão em estoques nos EUA, porque os clientes preferem usar o dispositivo conectado a uma rede WI-FI.

“As vendas dos tablets 3G têm sido muito devagar”, declarou o analista, baseado em entrevistas com diversas grandes fabricantes, incluindo Motorola e Samsung. “Tablets são bichos diferentes dos smartphones e muito mais parecidos com um computador comum, em que você tende a usar sentado e conectado a uma rede WI-FI”.

Novos planos
Devido à baixa venda, as operadoras precisam fazer mudanças nos planos de dados, combinando pacotes que estejam disponíveis para uma família de dispositivos e não apenas para um aparelho, afirmou O’Donnell. O analista acredita que algumas operadoras vão começar a oferecer esse serviço em meados de outubro.

Em maio, uma das maiores operadoras dos EUA, a Verizon Wireless, disse que estava considerando oferecer planos de dados para famílias que permitiriam que mais de um celular ou tablet utilizasse o serviço.

A empresa não anunciou nada sobre o compartilhamento de dados entre grupos familiares ou corporativos, mas parou de oferecer planos de Internet ilimitados para novos smartphones na última quinta-feira (7/7). Há agora uma nova tabela de preços, começando com o plano básico de 30 dólares por 2GB ao mês.

O analista disse que as operadoras jamais iriam sugerir a um usuário de rede residencial ou corporativa que usasse linhas DSL separadas para cada computador, pois isso seria muito caro. Por 30 dólares por 2GB por smartphone, uma família de quatro pessoas poderia facilmente pagar mais de 100 dólares mensalmente por Internet 3G. Adicionar o tablet a essa soma seria algo a ser evitado.

Roteador
“As pessoas querem algo equivalente a um roteador, em que um plano de Internet é usado em vários dispositivos”, declarou O’Donnell. “Deve haver um preço razoável. Por que as operadoras deveriam se preocupar onde uso meus bits?”

A IDC informou na sexta-feira (8/7) que fabricantes como Samsung e Motorola, que vendem tanto smartphones como tablets, tendem a focar na distribuição de tablets por intermédio de operadoras de telefonia, mas classificaram como “moderado” o sucesso dos dispositivos.

As vendas de tablets foram “amplamente barradas" pela falta de disposição de clientes de contratar os planos de dados 3G/4G que as operadoras normalmente exigem vender junto com os aparelhos”, afirmou a IDC.

A IDC acrescentou ainda que, para os próximos meses de 2011, acredita “que fabricantes de tablets que continuarem a focar no intermédio de operadoras de telefonia para a distribuição dos produtos irão enfrentar grandes desafios”.

Site: IDG now!
Data: 11/07/2011
Hora: 13h43
Seção: Mercado
Autor: Matt Hamblen
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/07/11/tablets-3g-vendem-201cmuito-devagar201d-aponta-idc-e-a-culpa-e-das-operadoras/