Empresas estão preocupadas com qualidade das aplicações

13/07/2011

Levantamento do Grupo Capgemini aponta que 42% das companhias planejam aumentar o orçamento para aprimorar a eficiências dos softwares atuais.

Estudo global da Sogeti, divisão de serviços do Grupo Capgemini, realizado em parceria com a HP, identificou que 85% das organizações reconhecem que o portfólio de aplicações necessita de racionalização e que aquelas de missão crítica, implementadas utilizando tecnologias antigas, precisam ser revisadas e atualizadas para aprimorar a eficiência.

O levantamento, intitulado World Quality Report 2011-2012, que examina o estado da qualidade das aplicações e práticas de testes em diversas indústrias e regiões incluindo o Brasil, mostra ainda que 42% das companhias planejam aumentar o orçamento para testes para possibilitar garantia de qualidade (Quality Assurance, do inglês).

Destaque para as economias emergentes. Durante o ano passado, aponta o documento, 83% das companhias chinesas e 56% das brasileiras aumentaram os investimentos em QA.

“Hoje, com o aumento da complexidade dos ambientes e a necessidade de mais agilidade e efetividade na implementação das novas aplicações, a demanda por profissionais capacitados, ferramentas e processos vêm crescendo de forma rápida”, explica o head da prática de testes da CPM Braxis Capgemini, Sérgio Pagani Carvalho.

"Os resultados desse relatório apontam como a disciplina de gestão da qualidade, globalização de recursos e processos ágeis devem se tornar parte da estratégia de entrega de software das organizações, sempre visando inovação, eficácia e rapidez”, pontua Jonathan Rende, gerente-geral e vice-presidente de aplicações e software da HP.

Cloud em pauta
A computação em nuvem aparece no relatório como fator importante para o aumento da demanda por testes. A pesquisa aponta que o porcentual de companhias que estão movendo alguns dos sistemas de TI para a nuvem cresceu para 81%.

Diante desse cenário, aumenta a preocupação com segurança. No passado, a prática era vista pelas companhias como um quesito de risco em relação à função de gestão. Cerca de 27% das grandes organizações com mais de 5 mil funcionários estão alocando equipes de segurança da informação dedicadas a projetar e testar os procedimentos nessa área.

"Os CIOs estão sob intensa pressão para entregar aplicações de alta qualidade em um orçamento apertado", diz o vice-presidente global de canais e parcerias da Capgemini, Raf Howery. Segundo ele, migrar aplicações para nuvem é um processo natural, pois oferece um ambiente com custo eficaz, confiável e ágil para desenvolvê-las e testá-las.

O relatório destaca a confiança no outsourcing de testes de aplicativos. Mais de dois terços (70%) dos entrevistados utilizam fornecedores externos não só para a execução de testes, mas também para a estratégia de teste, testes de aceitação do usuário e de segurança. O modelo de colocation se mantém em alta, com 27% da preferência, seguido pelo nearshore dentro do mesmo país ou continente no qual está instalada a empresa, com 24%.

Site: Computerworld
Data: 12/07/2011
Hora: 08h30
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/07/11/empresas-estao-preocupadas-com-qualidade-das-aplicacoes/